"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DESMANCHE: LULA VAI A BRASÍLIA TENTAR CONTER DEBANDADA DE PARLAMENTARES DO PT

ELEIÇÕES ACABARAM COM DISCURSO DE QUE O PARTIDO TEM APOIO POPULAR

ELEIÇÕES ACABARAM COM DISCURSO DE QUE O PARTIDO TEM APOIO POPULAR. FOTO: RICARDO STUCKERT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar na próxima semana em Brasília para se reunir com a bancada do PT no Congresso Nacional e tentar conter o movimento de debandada dos parlamentares do partido.

Um grupo de deputados do PT tem conversado sobre uma saída em massa, diante da grave crise pela qual o partido passa desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o desempenho pífio nas eleições municipais, desmontando o discurso de apoio popular.

Esse movimento, que se intitula "Muda PT", defende mudanças imediatas no partido, entre elas, a antecipação para este ano das eleições para o comando do partido, previstas para 2017. Há ainda no grupo os que defendem a fusão ou a criação de uma frente com outras siglas de esquerda.

Segundo o líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), o dia exato da reunião de Lula com a bancada ainda não está confirmado. Ele diz que outras figuras do partido, como o economista Márcio Pochmann, também devem ter encontro com deputados para tratar da "conjuntura política e econômica" do País.

O primeiro convidado dessa série de encontros foi o ex-ministro Jaques Wagner. O petista se reuniu na quarta (19), com deputados do PT no Auditório Freitas Nobre, na Câmara. Segundo relatos, Wagner pediu "calma" aos que pensam em deixar o partido e que evitassem tomar "decisões precipitadas".

A fala de Wagner foi considerada importante por parlamentares que tentam conter o movimento de debandada. Isso porque o petista é ligado à "Mensagem ao Partido", facção formada por muitos parlamentares que cogitam deixar o partido.

Nas últimas semanas, Lula vem se reunindo com integrantes das diferentes correntes internas do PT para tentar resolver as insatisfações com o partido. Nesta quinta-feira, 20, o ex-presidente se encontra com integrantes da "Mensagem ao Partido" em São Paulo.



21 de outubro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário