"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

VOLTA A SER LEVANTADO O MUDO NA ESPLANADA PARA O JULGAMENTO FINAL DE DILMA


Novo muro está sendo instalado por presos da Papuda
















A secretária de Segurança Pública do Distrito Federal já executa medidas para evitar confrontos durante eventuais protestos na votação do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. No domingo, começou a ser instalado na Esplanada dos Ministérios o muro que colocará literalmente em lados opostos manifestantes pró e contra o impedimento da petista. Os órgãos de segurança trabalham com a previsão de que o julgamento acabe no início da noite do dia 31. Ainda não há estimativa da quantidade de manifestantes, mas a expectativa é de que haja um maior número de pessoas a partir de segunda, dia 29, quando Dilma vai ao Congresso.
A sessão do julgamento começará às 9h da próxima quinta-feira, mas a partir da 0h as vias S1 e N1 já estarão fechadas. Elas serão reabertas no fim de semana, quando for concluída a fase de oitiva das testemunhas e novamente fechadas na madrugada de segunda-feira, quando o julgamento será retomado.
Os manifestantes serão impedidos de acessar a área da Praça dos Três Poderes, a Alameda dos Estados e o gramado em frente ao Congresso Nacional. O muro instalado na Esplanada tem um quilômetro de extensão e 80 metros de largura.
DETALHES FINAIS – Na quarta-feira, a secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, Márcia de Alencar, se reunirá com representantes dos dois grupos para tratar dos detalhes. Por enquanto, diz Márcia, não é possível estimar o número de manifestantes nem precisar o efetivo de segurança.
“Nossas inteligências estão fazendo o mapeamento das caravanas que virão. A maioria chegará no domingo, tanto os que são contra quanto os pró impeachment. Mesmo assim, temos que garantir a proteção durante os dois primeiros dias e vamos fazer o bloqueio”, disse a secretária.
MESMO ESQUEMA – Segundo Márcia de Alencar, o governo pode lançar mão do mesmo contingente usado em 17 de abril, data da votação da admissibilidade do impeachment na Câmara dos Deputados, quando 100 mil pessoas protestaram na Esplanada dos dois lados. O esquema contou com 3 mil militares, 500 bombeiros ativos e 500 de prontidão, agentes de trânsito, além de outros 150 agentes da Força Nacional que ficaram à disposição.
Se confirmado o afastamento de Dilma, o presidente do Senado, Renan Calheiros, deverá marcar a data de posse em sessão do Congresso Nacional. A secretaria também fará um esquema para o dia que Temer comparecer.

23 de agosto de 2016
Julia Chaib
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário