"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

UMA MAGNÍFICA OPORTUNIDADE PARA A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SE EXPLICAR



Charge do Jota A, reprodução do Portal O Dia


















Com presença confirmada no plenário do Senado Federal, no próximo dia 29, para fazer sua defesa no processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff poderá esclarecer definitivamente todas as dúvidas sobre as acusações lhe são feitas pela Oposição, pela Imprensa e pela Opinião Pública.
Como primeira Magistrada da Nação, eleita por dois mandatos, a presidente sabe, melhor que ninguém, de seu dever em defender-se perante toda à Nação brasileira. Terá a magnifica oportunidade de esclarecer nos mínimos detalhes as acusações que  lhe são imputadas, e responder a todos os questionamentos que lhe serão feitos.
CONJUNTO DA OBRA – Pode mesmo ir além da defesa dos crimes de responsabilidade, objeto da acusação, e fazer uma defesa ampla do que estão chamando de “conjunto da obra” e calar de vez aqueles que no seu entender estão dando um “golpe”!
É assim que ocorre em todas as democracias, dignas de tal nome. Faz parte da essência do regime. É praxe. É uma atitude que só engrandece quem tem ampla defesa e fortalece as instituições e o próprio regime.
Deve atender a esse dever e exercer esse direito de maneira firme, serena e corajosa, para acabar definitivamente com todas as dúvidas que pairam a respeito de sua conduta, quando exercia a Chefia da Nação. Se assim não o fizer, corre o risco de ser motivo de insinuações maldosas, como aquelas que circulam na mídia: “Só ela não sabia de nada? O sistema de apuração das eleições presidenciais foi manipulado? As verbas de financiamento de sua campanha eram ilícitas?”
Certamente existe muita gente interessada nestas respostas, num país onde é tão difícil ganhar dinheiro honestamente, pagam-se tantos impostos e o povo não tem direito a serviços essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública de mínima qualidade.
ESTADO DE NECESSIDADE– Afinal, no Brasil, milhares de pessoas morrem nas portas e nas dependências de hospitais imundos, onde falta o básico para um atendimento digno. Crianças não têm escolas que ofereçam ao menos o essencial. Os professores e os trabalhadores são mal pagos. A Segurança Pública é uma vergonha. As aposentadorias e pensões pagas pela Previdência beiram a miséria. As verbas destinadas à merenda escolar e à saúde pública são vergonhosamente roubadas.
Este é um país onde o cidadão comum paga juros extorsivos ao tomar um empréstimo bancário, mas empresários e banqueiros falidos conseguem empréstimos de longuíssimos prazos a juros subsidiados em estabelecimentos oficiais, criados originalmente para fomentar o desenvolvimento, mas são utilizados para financiar toda a sorte de falcatruas.
ENRIQUECIMENTO – A presidente Dilma deve ao povo brasileiro essas explicações. Afinal, ela prometeu que ia ter como uma das prioridades de seu governo o combate à miséria e, ao que parece, muito de seus correligionários entendem profundamente do assunto e ninguém melhor que ela, como chefe de todos eles, para explicar ao povo como se pode enriquecer tão rapidamente.
Por tudo isso, Dilma Rousseff, não deve desperdiçar essa oportunidade de ouro, que lhe é oferecida no Senado Federal, dando ao contribuinte brasileiro todos estes esclarecimentos e provando definitivamente que as acusações que lhe são feitas são falsas e levianas. E se conseguir tudo isso, deve voltar à Presidência e processar exemplarmente os caluniadores, na forma da Lei.

23 de agosto de 2016
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário