"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

DILMA USA PALAVRÕES PARA XINGAR JANAÍNA PASCHOAL. QUAIS TERIAM SIDO?




No geral, fofocas políticas precisam ser difundidas com alguma cautela. Mas esta, noticiada pela Coluna do Estadão, parece a um só tempo inquietante e exemplificativa.

Afinal, Dilma Rousseff usar palavrões para referir-se à advogada Janaína Paschoal não seria uma novidade no campo do governismo, nem da esquerda. Muitos o fizeram, e de forma pesada e bem ofensiva. O importante aí é deixar claras as duas posições.

De um lado, com palavrões e agressões, Dilma; de outro, Janaína. A jurista vem sendo ridicularizada nas redes pela forma passional com que discursa. Esses que a xingam são os mesmos que aplaudem discursos do tipo “cachorro atrás”, “saudar a mandioca (e o milho)”, “quem ganha, quem perde, todo mundo perde”, “mulher sapiens” etc.

A única questão que fica é saber qual o palavrão empregado. Talvez isso revelasse ainda mais sobre o inconsciente (nem tão inconsciente assim) governista.

Em tempo: além de Janaína Paschoal, também sobraram palavrões para Gilberto Kassab e outros ex-ministros que agora são pró-impeachment.


04 de maio de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário