"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SERÁ QUE LULA ACEITARIA FAZER UMA DELAÇÃO PREMIADA?



O ex-presidente Lula parece que enfim está caindo na real…

















“A Delação Premiada é um instrumento criado por nós. O Portal da Transparência fomos nós que criamos. A Lei do Acesso à Informação fomos nós que criamos. A Controladoria Geral da República fomos nós que criamos e demos autonomia. O Ministério Público nunca teve tanta autonomia. A Polícia Federal nunca teve tanto pessoal contratado para investigar”, costuma repetir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Estará Lula enganado? Talvez, ele é o homem mais honesto do país e não mente. Apenas se engana.
Acontece que a História Universal e a História do Brasil Colonial garantem que isso não é fato. Já nas Ordenações Filipinas, de 1565, o texto que se referia à “Delação Premiada” tem a seguinte redação: “Como se perdoará aos malfeitores que derem outros à prisão”.
Aos poucos fomos perdendo as imposições das Ordenações Filipinas e a elegância da linguagem.
Seria bom ler “vamos perdoar ao Lula, a viva alma mais honesta do planeta, posto que, ao falar o que sabe e o que fez, deu malfeitores à prisão”. Porém, para isso, ele teria de fazer delação premiada.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Se alguém tentar falar com Lula sobre “Ordenações Filipinas”, não adiantará nada, porque ele vai entender “Acusações de Campinas” e logo dirá que não sabe de nada(C.N.)

01 de fevereiro de 2016
Celso Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário