"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NOVA OPERAÇÃO DA LAVA JATO VAI INCRIMINAR VACCARI E LULA



Presa chega a sede da Polícia Federal na 22ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o Bancoop
Nelci, laranja de Vaccari, foi presa esta manhã pela Polícia Federal

















Nova fase da Operação Lava Jato, iniciada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (27), investiga se a empreiteira OAS lavou dinheiro por meio de negócios imobiliários para favorecer o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que está preso desde abril de 2015. Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária (válida por cinco dias), dois de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão. As diligências ocorrem nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e Joaçaba (SC). Os presos serão levados para a Superintendência da PF no Paraná.
A 22ª fase da operação tem como foco a empresa offshore Murray, sediada no Panamá, que detém a propriedade de um triplex em uma das torres de condomínio na praia de Astúrias, no Guarujá, cuja construção foi iniciada pela Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), que já foi presidida por Vaccari Neto. Em crise financeira, a Bancoop transferiu o empreendimento para a empreiteira OAS em 2009.
Na outra torre do mesmo condomínio a OAS havia reservado um triplex para a família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula.
A nova fase foi batizada de “Triplo X”, em alusão ao triplex da Murray, e apura suspeitas de corrupção, fraude, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, entre outros.
A publicitária Nelci Warken, que já prestou serviços na área de marketing para a Bancoop, foi presa. Ela é o principal alvo da nova fase da Lava Jato, já que a força-tarefa suspeita que ela era uma das pessoas que coordenava os negócios da offshore. Também são procurados parentes de Warken e representantes da empresa que cuidou da abertura da Murray.
A força-tarefa da Lava Jato apura se Warken usou a estrutura da empresa sediada no Panamá para ocultar patrimônio e lavar dinheiro em favor do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e da cunhada dele, Marice Correa de Lima.
BANCOOP
Fundada em 1996 pelo atual ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), a Bancoop é uma cooperativa cujos dirigentes elaboravam projetos de prédios habitacionais e dividiam os custos entre os cooperados. As cotas de participação compradas pelos cooperados eram referentes a imóveis na planta. Em 2010, João Vaccari Neto, que atuou como diretor financeiro (2002 e 2004) e presidente (2004-2010) da Bancoop, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo por suspeita de desvio de dinheiro da cooperativa para abastecer campanhas eleitorais do PT.
Além dos procuradores da Lava Jato, a Promotoria de Justiça de São Paulo também apura os negócios da Bancoop.
O ex-presidente Lula é alvo de investigação sobre a legalidade da transferência de empreendimentos da cooperativa à OAS.
LAVAGEM DE DINHEIRO
A Promotoria apura também se a empreiteira usou apartamentos do prédio, localizado na praia de Astúrias, no Guarujá (SP), para lavar dinheiro ou beneficiar pessoas indevidamente.
A empreiteira OAS, que teve alguns de seus executivos condenados em uma sentença da Operação Lava Jato, pagou por reformas feitas em 2014 no triplex reservado à família de Lula. As modificações incluem a instalação de um elevador privativo.
Lula adquiriu em 2005 com sua mulher, Marisa Letícia, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente ao imóvel na planta.
Em 2009, o empreendimento foi assumido pela construtora OAS, que terminou a construção do edifício.
PREÇO DE BANANA
Ao disputar a reeleição em 2006, Lula informou à Justiça Eleitoral ter pago à Bancoop R$ 47.695,38 pelo apartamento. Corretores locais dizem que o imóvel vale R$ 1,5 milhão.
Em novembro, a Folha revelou que a mulher de Lula Marisa Letícia havia desistido de ficar com o triplex, conforme anúncio da assessoria do petista. Marisa visitou o condomínio algumas vezes, já que tinha a opção de compra do imóvel, mas informou que iria pedir por meio de seus advogados que a OAS devolvesse o valor que ela investiu na fase de construção do prédio, de acordo com a assessoria.
Em dezembro de 2014 Lula e Marisa já cogitavam desistir da aquisição do imóvel, depois que o triplex ganhou visibilidade na imprensa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Esta operação Triplo X, com toda certeza, complica a situação de Vaccari, que está destinado a mofar na prisão, e também atinge diretamente o ex-presidente Lula, que já está sob a mira do Ministério Público de São Paulo. O cruzamento de informações entre as Procuradorias federal e estadual vai demolir o que ainda resta de Lula. Como avisou o ministro-relator Teori Zavascki, o pior ainda está para vir. (C.N.)

10 de fevereiro de 2016
Flávio Ferreira e Gabriel Mascarenhas
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário