"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

EM FIM DE CARREIRA, LULA ESTÁ PARECENDO COM ADHEMAR DE BARROS

EM FIM DE CARREIRA, LULA ESTÁ PARECENDO COM ADHEMAR DE BARROS



Slogan de Adhemar: “Rouba, mas faz”
Esse episódio do Lularápio está me lembrando uma história do Adhemar de Barros, que na época da Segunda Guerra desapropriou e “roubou” uma pedreira de um alemão. 
Não querendo assumir publicamente a patifaria , passou a mineradora para um testa de ferro, que, apesar de semianalfabeto, de burro não tinha nada, o notório Vicente Matheus.
Passado o fim da guerra, Adhemar foi para cima do Vicente Matheus querendo a pedreira de volta, no que o astuto corintiano respondeu de cara: “Prove que é teu!”
Bem, o mesmo vai acontecer com Lula e sua famiglia: quando forem reinvindicar a propriedade do tríplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, vão ouvir um sonoro: “Provem que é teu!”
Ainda mais porque o fim dessa quadrilha petralha no poder se aproxima, se Deus quiser, até mesmo mais rápido do que a gente pode imaginar, e aí essa gentalha da famiglia Lula da Silva não vai ter mais força para querer de volta o que nunca foi deles, segundo eles mesmos afirmam e reafirmam!
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Recordar é viver. Essa história envolvendo Adhemar e Matheus a gente não conhecia. Mas aqui no Rio de Janeiro ficou famosa a história do jornal “A Notícia”, que era do Adhemar e ele colocou como testa de ferro o jornalista Chagas Freitas. Espertamente, Chagas usou o prédio, a redação e as oficinas para lançar outro jornal, “O Dia”. 
Quando Adhemar cobrou, Chagas deu a mesma resposta de Matheus. Depois, virou deputado e acabou sendo governador do Estado do Rio de Janeiro. Fechou “A Notícia”, mas manteve “O Dia”, que acabou vendendo a Ari de Carvalho, quando já estava senil. 
Recentemente, as herdeiras de Carvalho se desfizeram do jornal e do prédio, que foi reformado e está vazio, à espera de inquilinos que não aparecem. 
Quanto ao jornal “O Dia”, foi vendido a um grupo português, felizmente continua circulando e lá trabalham vários amigos, como Luarlindo Ernesto, Geraldo Perelo e Fernando Molica(C.N.)

20 de fevereiro de 2016
Willy Sandoval

Nenhum comentário:

Postar um comentário