"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 10 de outubro de 2015

SERIA ESSA A "ARMADILHA DISOL"? MARCELO ODEBRECHT QUIS PLANTAR NOTÍCIA FALSA NA ÉPOCA


Em julho, o Antagonista explicou o que seria a tal “armadilha Bisol” citada em anotações de Marcelo Odebrecht apreendidas pela Lava Jato. 
Em 1993, José Paulo Bisol, relator da CPI das Empreiteiras, emplacou na Veja uma reportagem sobre mais de 200 políticos que estariam recebendo “presentes” da Odebrecht. Depois de publicada, descobriu-se que os “presentes” eram apenas presentes mesmo, desmoralizando assim toda a investigação.
A revista Época narra agora um caso do qual ela mesma seria o alvo e em muito lembra a “armadilha Bisol”. 
O objetivo de Marcelo era emplacar na revista um dossiê com informações bombásticas sobre a própria Odebrechet. Todas falsas. O plano envolvia encontrar alguém para entregar o material numa “quinta-feira de manhã (para não dar muito tempo de checar)“. Sim, para desmoralizar a publicação. 
Em novas mensagens, o presidente da organização insiste na ideia e tenta cativar seus funcionários: 
Precisamos partir para uma guerra de guerrilha!
A empresa não desmentiu a existência do plano. Apenas limitou-se a dizer que nada do tipo foi concretizado.
Foto: World Steel

10 de outubro de 2015
Marlos Apyus

Nenhum comentário:

Postar um comentário