"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

INSTITUTOS DE PESQUISA SÃO OS GRANDES DERROTADOS NA ARGENTINA





Na Argentina, os institutos de pesquisa quebraram a cara na eleição deste domingo. No último levantamento, anunciaram que Scioli, o candidato da família Kirchner, estaria com 38%, e o segundo colocado seria Macri, com 30%. No sábado, véspera da eleição, a campanha de Scioli anunciava uma subida para 40% e Macri empacado com 30%. E a própria campanha de Macri dava 38% para Scioli e 32% para Macri. Deu tudo errado.
Na Província de Buenos Aires, que concentra 40% do eleitorado nacional, venceu a candidata de Macri, que era sua secretaria social na Capital. No final, a eleição presidencial terminou quase empatada: Scioli 36,7% e Macri 34,4%. Quem perdeu foram os institutos de pesquisa.
26 de outubro de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário