"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

LULA E SEUS PETRALHAS CONSEGUIRAM DETONAR A BOVESPA QUE PERDE O POSTO DE MAIOR MERCADO ACIONÁRIO DA AMÉRICA LATINA


A Bovespa perdeu o posto de maior mercado acionário da América Latina para a bolsa de valores do México. Segundo dados da provedora de informações financeiras Economatica, as empresas listadas na bolsa brasileira terminaram nesta quarta-feira valendo 471,6 bilhões de dólares. Na mexicana, o valor somado foi de 478,8 bilhões de dólares.
Ainda segundo a Economatica, o maior valor de mercado das companhias nacionais foi registrado em abril de 2011, em 1,53 trilhão de dólares. Desde então, a Bovespa perdeu 1,05 trilhão de dólares. O resultado de setembro não era visto desde dezembro de 2005, quando as empresas brasileiras valiam 446,6 bilhões de dólares. Já as empresas mexicanas atingiram o seu pico em agosto de 2014, com 625,7 bilhões de dólares.
Um dos fatores que influenciaram a queda de valor de mercado no Brasil foi a valorização do dólar. Considerando a taxa Ptax do período de dezembro de 2010 a 23 de setembro de 2015, o dólar teve alta de 146,31% em relação ao real, enquanto no México a valorização foi de 38,02%. 

23 de setembro de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário