"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

ASSUSTADO, GOVERNO AGORA TEME O AUMENTO DO DESEMPREGO



http://assine.portalodia.com/media/editor/charge1434192690.jpg
Dentro do governo, o clima é de apreensão, uma vez que a inflação persistentemente elevada destrói qualquer possibilidade de a economia se recuperar ainda no fim deste ano, como vem pregando o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O risco, com a carestia rodando próxima de 9%, é de o nível de atividade despencar.
A confiança dos consumidores já está no chão diante da disparada do desemprego, que caminha para 10%, segundo a Pnad Contínua. Muitas famílias cortaram em até 40% os gastos mensais nos supermercados e nas lojas para acomodar a alta das tarifas públicas no orçamento doméstico. Nesse contexto, não há como a indústria ampliar a produção. As empresas, por sinal, estão sofrendo com o encalhe de estoques. Fábricas estão sendo fechadas e as férias coletivas se multiplicam.
De nada adianta o governo insistir em discursos positivos, incentivar o consumo, pois quem vive da renda do trabalho sabe que as coisas estão ruins e vão piorar muito. O que mais irrita os consumidores é que eles sabem exatamente de quem é a culpa: da presidente Dilma Rousseff, que, no primeiro mandato, optou por experimentalismos na economia que levaram ao desastre. Arrumar a casa custará muito caro e levará tempo. A fatura, como sempre, será paga pelo lado mais fraco, a população.

15 de junho de 2015
Vicente Nunes
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário