"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de março de 2015

PACOTE ANTICORRUPÇÃO DO GOVERNO COPIA PROJETOS DO CONGRESSO




O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) encaminhou nesta terça-feira ao Congresso Nacional o “pacote anticorrupção” que será anunciado pelo governo esta semana em resposta às manifestações populares do último domingo. Com a promessa de dialogar com o Congresso e com a sociedade sobre as medidas sugeridas pelo Executivo, Cardozo disse que o governo iniciou um novo ciclo de diálogo com o Legislativo.

Uma das principais críticas dos aliados da presidente Dilma Rousseff no Congresso é a falta de diálogo de Dilma com os deputados e senadores. Numa prática pouco comum ao governo, Cardozo apresentou o pacote anticorrupção ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), antes das medidas serem anunciadas por Dilma, o que deve ocorrer nesta quarta.

Sem adiantar as medidas que serão anunciadas por Dilma no pacote anticorrupção, Cardozo afirmou que o pacote é baseado nos “eixos” da campanha de Dilma à reeleição.

O ministro disse que o governo está atento à “voz das ruas”, que tem o forte desejo de combate à corrupção, por isso a prioridade deve ser a aprovação do pacote de medidas. “Tenho certeza que no Legislativo existem outras boas propostas. Também tenho a convicção de que na sociedade civil existem outras propostas. Vamos discuti-las”.

Apesar de o governo ter encaminhado as propostas ao Congresso, Cardozo disse que o Legislativo terá “autonomia” e realizará os trabalhos no seu ritmo para votar cada uma das matérias.


NOTA DA REDAÇÃO – O cinismo do ministro Cardozo chega a ser constrangedor. Conforme já informamos aqui desde a ocasião em que Dilma anunciou o tal pacote, em plena campanha eleitoral, os projetos anticorrupção já existem no Congresso, foram apresentados por parlamentares de diferentes partidos e o Planalto jamais apoiou a aprovação deles. Agora, no desespero, o Planalto obedece ao marqueteiro João Santana e finge interesse em combater a corrupção.

O ministro da Justiça vai ao Congresso para entregar o tal pacote e tem a cara de pau de dizer o seguinte: “Tenho certeza que no Legislativo existem outras boas propostas. Também tenho a convicção de que na sociedade civil existem outras propostas. Vamos discuti-las“. Ou seja, Cardozo, na função de ministro da Justiça, não teve nem mesmo a curiosidade da saber quais são os projetos anticorrupção que tramitam no Congresso, vejam a que ponto de desfaçatez chegamos.

Quando os projetos forem anunciados esta quarta-feira por Dilma, é claro que os verdadeiros autores dos projetos irão protestar. Mas no governo quem manda é o marqueteiro. (C.N.)

18 de março de 2015
Deu na Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário