"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de março de 2015

A ELITE DEFENDEU DILMA DA VAIA



Funcionários da plebe que sempre apoiou o PT vaiaram Dilma. Já a empresária da elite golpista paulista elogiou. O discurso do governo não para em pé. É um governo para os ricos, não para os pobres.

(Folha) "Essa bruxa já foi embora?", indagou, ainda deitada no chão, uma faxineira que observava a saída apressada da presidente Dilma Rousseff. "Querem saber o motivo da vaia? É simples: estou cansada de trabalhar e não ter nada. Tudo em que ela mete a mão dá errado", concluiu, enquanto se levantava e voltava ao trabalho no Anhembi, sem querer se identificar. 

Mais calmo, junto a seu carrinho com latas de cerveja e refrigerante e garrafas de água, o vendedor Alexandre Frediano, 30, foi um dos poucos que não se incomodaram em se identificar. "Eu moro em Mogi [das Cruzes] e lá todo mundo aderiu ao panelaço." Por que as pessoas estão com tanta raiva? "Ela mexeu nos direitos do trabalhador. Falou a campanha inteira que não ia e fez propaganda negativa do Aécio [Neves, senador do PSDB que disputou a eleição de 2014 com Dilma]", explicou. "A água está custando R$ 5. Sobe tudo, menos o salário da gente", concluiu. 

Pintores, marceneiros, copeiras, expositores... Foram eles que puxaram a vaia contra Dilma. A defesa da presidente, ironicamente, veio dos patrões. Sandra Papaiz, diretora da empresa que leva seu sobrenome e é conhecida pela fabricação de fechaduras, minimizou o ato e elogiou a coragem de Dilma. "Foram vaias, mas não foi uma algazarra", disse Sandra. "São Paulo é um tipo de reduto anti-PT. No fim, com tudo que está acontecendo, Dilma também teve coragem de vir à toca dos leões", afirmou. 

Questionada se preferia não se identificar por medo de represália do patrão, uma funcionária de um estande resumiu: "Eram os peões se manifestando. O que eles iam fazer? A gente tem o direito de dizer o que pensa".

11 de março de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário