"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

OLHOS VENDADOS



Estamos hoje vivendo num Rio de Janeiro esfacelado,  com direito a demolição de artéria fundamental de trânsito, que vinha sendo normalmente utilizada, iniciativa justificada somente por um critério estético unilateral, sem suficiente embasamento técnico, haja vista a enxurrada de argumentos contrários, articulados à época da decisão, por respeitáveis setores técnicos que propunham soluções menos custosas, gerando o mesmo efeito. 

O consequente caos urbano se agrava com os preparativos para sediar a jogos olímpicos de 2016, para os quais o Rio reconhecidamente não estava preparado, embora não saiam de nossas memórias as manifestações histéricas, ao vivo e a cores, de natureza politiqueira, dos então governantes das três esferas públicas, Lula, Cabral e Paes, este, remanescente, no momento do anúncio pelo COI. 

Os custos para a realização do evento já estouraram as previsões, embora  a grande atenuante seja o chamado legado dos jogos para a cidade, aspecto extremamente duvidoso, se compararmos o esperado com o real, quase nenhum, decorrente do pan-americano de 2007. 

É evidente que não há volta, ultrapassamos há muito o ponto de possível retorno. 

Assim só nos resta, para simbolizar a aventura, propor a modalidade olímpica de saltos ornamentais ...de olhos vendados. 

12 de fevereiro de 2015
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário