"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Cunha agenda CPI para acuar Dilma, e Moro marca data para Lava Jato afetar Gabrielli e José Dirceu



A partir de quinta-feira que vem, a Presidenta Dilma Rousseff começará a sentir, com mais intensidade, o quão torturante significa ficar refém das lideranças do principal partido de uma fragilizada base aliada. Nesta data, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, promete instaurar a nova CPI da Petrobras. Para desesperar a petralhada, já circula até a ameaça de que o deputado Osmar Serraglio, lendário relator daquela famosa CPI dos Correios que tanto desestabilizou o PT na Era Lula, pode retornar para cumprir a mesma missão nesta Comissão da Pizza Intrigante - cuja receita pretende manter Dilma e o PT na corda, enquanto alivia a barra de eventuais peemedebistas enrolados no Petrolão.

CPI segue aquela velha lógica. Todo mundo sabe como começa, mas o final pode acabar de forma diferente do planejado inicialmente. Os vencedores e derrotados finais nunca ficam claros agora. Até porque, as guerras não decidem quem ganha. Decidem quem sobra. A briga promete ser feia e repleta de baixarias e denúncias escandalosas. O ponto mais complicado de toda a operação de sabotagem contra Dilma será como o PMDB vai produzir um desgaste para o desgoverno do qual participa sem agravar o impasse institucional. Por isso, a CPI da Petrobras tem tudo para ser um tiro no pé...  

O PMDB não tem interesse no impeachment de Dilma. Deseja, em princípio, mantê-la nocauteada na corda, ou como uma refém sentada na cadeirinha do dragão. A intenção tática dos peemedebistas é enfraquecer os petistas. Em 2018, eles querem partir, finalmente, para a cabeça da chapa Presidencial. Por isso, Lula, como mito desmoralizado, que se cuide... Dilma Porcina já era... Sem nunca ter sido Presidente... Lula e Dilma são responsáveis diretos por todas as decisões (boas ou ruins) na Petrobras. Qualquer processo político ou judicial que envolva o Petrolão os atinge em cheio.

Enquanto a CPI não vem para infernizar ainda mais a sobrevida de Dilma - também tirando o sono de Lula -, os processos da Lava Lato conduzidos pelo Homem de Gelo podem colocar o PT em uma fria ainda mais destruidora. No dia 23 de março, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, vai depor por videoconferência ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, na ação em que são réus o ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró, e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. Esta é aquela famosa audiência pedida pelo advogado de Cerveró que também teria Dilma Rousseff como testemunha. Providencialmente, Cerveró pediu para tirar Dilma desta reta. O azar deles que Dilma sai, mas o Pinto entra...

Sérgio Moro também ouvirá por videoconferência, no mesmo dia de Gabrielli, Franco Clemente Pinto. Conforme denúncia do doleiro Alberto Youssef, Franco Pinto era "homem de confiança de Júlio Camargo e o responsável pela contabilidade de pagamentos ilícitos a título de propina e caixa 2". Pinto respondia pela contabilidade do consultor Gerin Camargo, que assinou um acordo de delação premiada e deu detalhes sobre o pagamento de propina em contratos com a Petrobras. Youssef revelou que Pinto carregava sempre nas reuniões um pendrive com toda a movimentação financeira do consultor, que confessou ter sido um dos operadores de propina da Petrobras.

A bomba é atômica. O doleiro afirmou ainda que no arquivo aparece o nome do ex-ministro José Dirceu, cujo codinome era "Bob". A mídia nazicomunopetralha já começa a trabalhar a versão de que o Bob, na verdade, é o codinome daquele infantil ator cinematográfico, o Bob Esponja, que mora ali perto da camada pré-sal, que oculta grandes escândalos. A dificuldade maior deste Plano do Cebolinha é como livrar a cara do Lula Molusco e também salvar a Estrela do Patrick. Provavelmente, tentarão jogar a culpa de tudo no Siri Cascudo, ou, como de costume, no FHC & Cia.  

Se Pinto realmente meter Bob no meio, o Petrolão vai estabelecer uma conexão com o velho Mensalão - aquele roubo de galinha, cujos principais condenados já estão na desmoralizante, porém confortável, situação de "prisão domiciliar", exceto os que sofrem rigor seletivo: Roberto Jefferson, delator-mor do esquema, e Marcos Valério Fernandes de Souza, que milagrosamente se mantém calado e segurando as broncas praticamente sozinho, sabe-se lá a que preço...

Uma bóia para o Cardozo


Rádio sabotado

Do Renato Affonso, amigo-locutor da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, em seu facebook:

"Quero apresentar minha moção de REPÚDIO a todos os donos de emissoras de rádio, que compram várias sucursais e transmitem programação por satélite! Isso é um DESSERVIÇO tanto para os PROFISSIONAIS, como para os ouvintes! E infelizmente as emissoras de programação evangélica são as que mais tem DESEMPREGADO as pessoas! Sou Evangélico mas isso me causa REVOLTA como PROFISSIONAL de rádio!".

Comentário deste Alerta Total: Acompanho o voto de repúdio do relator Renato Affonso O mais grave no Brasil é que as empresas de radiodifusão se transformaram em capitanias hereditárias, altamente dependentes de esquemas e favores estatais, embora sejam concessões públicas. Quem ganha uma rádio, geralmente, é algum grupo político ou religioso que não consegue transformá-la em algo básico: uma emissora de rádio, prestadora de serviços, geradora de notícias e informações relevantes para a sociedade, interagindo com o público. Rádio é local. Rádio em rede nacional é a corrupção do princípio do rádio. É normal que isto aconteça em um País corrompido, de conceitos errados e valores desvirtuados como é o caso do subdesenvolvido Brasil Capimunista.

Lei não retroage para prejudicar

O Coronel reformado da Polícia Militar do Distrito Federal, Alfeu Domingues, faz uma provocação importantíssima:

"Estamos em um Estado de Direito? Se houver revisão ou revogação, etc da Lei de Anistia, a nova redação retroagirá para alcançar possíveis acusados? Não existe uma máxima (esta na CF) que "LEI NOVO NÃO RETROAGE PARA PREJUDICAR?".

O Coronel acertou no ponto exato: não há base jurídica, a não ser pela via de um golpe, para derrubar a Lei de Anistia.

Comentário curto e grosso deste Alerta Total: Na verdade, os que pregam sua mudança utilizam, cinicamente ou idiotamente, um discurso supostamente baseado em direitos humanos, mas a verdadeira intenção tática oculta é ferir a soberania do Brasil, submetendo o País a decisões impostas pelas cortes globalitárias.

Direito e Justiça em Foco


Domingo que vem, 22h, na Rede Gospel, o desembargador Laércio Laurelli recebe o editor-chefe deste Alerta Total em seu programa Direito e Justiça em Foco.

Tigre de Papel


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve ter a coragem de denunciar todos os envolvidos no petrolão, inclusive o ex-presidente Lula.

Foi o que pregaram o colunista de VEJA.com Augusto Nunes e o historiador Marco Antonio Villa conversam sobre os esquemas de corrupção descobertos durante os anos de governo do PT.

Villa chama Lula de Tigre de Papel - no que é uma sacanagem com o bichano e com a folha higienizante...

Corrupção suprapartidária


Lavando o Rato


                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

20 de fevereiro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário