"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

EDUARDO CUNHA DESPREZA PT E OFERECE COMISSÃO DA CÂMARA AO PSDB



















Depois de entregar o comando da reforma política para o DEM, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu oferecer a segunda comissão mais importante da Casa, a de Finanças e Tributação, ao PSDB. Com o aceno, o peemedebista contempla os dois partidos que lideram a oposição à presidente Dilma Rousseff e enfraquece ainda mais o PT, que ficou sem cadeira na Mesa Diretora da Casa e com menos influência nas comissões.
A Comissão de Finanças é responsável por analisar as principais matérias orçamentárias, normas para licitações e contratos, propostas que afetem receitas ou despesas públicas, contribuições sociais, entre outros temas.
Deputados do PT presidiram esta comissão entre 2007 e 2011. Nos últimos três anos, a chefia foi do PMDB. O aceno de Cunha ao PSDB é uma retribuição pelo compromisso assumido pelos tucanos com ele na eleição para a presidência da Câmara.
APOIO CONDICIONAL
O PSDB apoiou o deputado Júlio Delgado (PSB) no primeiro turno da disputa, mas combinou que apoiaria Cunha se ele tivesse que disputar um segundo turno com Arlindo Chinaglia (PT-SP), o candidato do Planalto.
Cunha foi eleito no primeiro turno, graças à divisão do bloco governista, impondo uma derrota histórica aos petistas. Embora não tenha precisado dos votos tucanos, o peemedebista quer mostrar que cumpre suas promessas.
O PSDB ainda discute internamente se ficará com a Comissão de Finanças ou se preferirá chefiar a Comissão de Minas e Energia, onde poderia influir na discussão sobre as atuais dificuldades enfrentadas pelo setor elétrico.
“Os grandes e graves problemas do setor elétrico podem levar o partido a optar por Minas e Energia”, disse o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).
LAVA JATO
O PMDB deve ficar com outra comissão importante, a de Fiscalização e Controle. Também como retribuição aos apoiadores na eleição, Cunha entregará ao PP o comando da Comissão de Constituição e Justiça, a principal da Casa.
Depoimentos colhidos na Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras, indicam que boa parte da propina paga pelas empreiteiras que tinham negócios com a estatal ia para deputados do PP.
Até o fim do mês, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve pedir ao Supremo Tribunal Federal autorização para investigar dezenas de parlamentares acusados no esquema, incluindo os deputados do PP.
A Comissão de Constituição e Justiça tem entre as suas prerrogativas a revisão das decisões do Conselho de Ética, que discutirá eventuais pedidos de cassação de parlamentares acusados de ligação com o esquema.
O MAIS COTADO
O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o mais cotado para presidir a comissão com o apoio do PMDB. Cunha tem mantido reserva sobre suas tratativas para a presidência do Conselho de Ética.
Aliado de Cunha e integrante da bancada evangélica, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) é cotado para o cargo, mas sua indicação depende de costuras políticas que garantam o apoio dos outros membros do colegiado, de cujo voto a escolha depende.
Em 2013, Rogério chegou a disputar o posto, mas foi derrotado por Ricardo Izar (PSD-SP), que apresentou sua candidatura à revelia da cúpula da Câmara e do partido.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É impressionante como Eduardo Cunha isolou o PT, sem oferecer ao partido majoritário nenhum posto de comando nas comissões técnicas de maior importância. A grande dúvida é saber se ele pretende atender às súplicas dos líderes petistas Sibá Machado e José Guimarães, que sonham com a relatoria da CPI da Petrobras. O PT e o Planalto estão desorientados, não sabem o que fazer. (C.N.) 

20 de fevereiro de 2015
Márcio Falcão e Ranier Bragon
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário