"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

DE CONFISCOS E DE IMPEACHMENTS



No carnaval, cerca de 200 pessoas se reuniram na Avenida Paulista, para pedir uma “intervenção” militar, com a derrubada do governo. No Whats Up convocam-se brasileiros para saírem às ruas pelo impeachment da Presidente da República; para que não se abasteça em postos da Petrobras – as multinacionais penhoradamente agradecem – e alerta-se a população para que retire seu dinheiro da CEF, porque o governo vai confiscar o que estiver depositado nas contas de poupança da instituição, que teve um crescimento de mais de 22% em sua carteira de crédito, 7 bilhões de reais em lucro e uma inadimplência de apenas 2.56% em 2014.
É preciso lembrar que, caso Dilma saia, será o PMDB que continuará a governar o país. O poder não será entregue aos antipetistas mais radicais ou aos militares como – dentro e fora da internet – defendem alguns.
Seria o PMDB, e não a oposição, que conduziria uma eventual (cada vez mais distante) reforma política. E ele provavelmente lançaria candidato próprio em 2018.
LULA VOLTA EM 2018
Além disso, na remotíssima possibilidade de que fosse aprovado o impeachment da Presidente da República, ele só atingiria a própria Presidente, e não o PT, como partido.
Nesse caso, alguém acredita que Lula deixaria de se lançar Presidente, contando com uma militância muitíssimo mais aguerrida pela promulgação – para todos os que votaram em Dilma e no PT- do que seria encarado como um golpe branco?
A oposição – principalmente a mais preparada – precisa, até mesmo em benefício da democracia, e da sua própria sobrevivência política, construir um projeto alternativo para o país que vá além da permanente criminalização do Partido dos Trabalhadores.
Primeiro, porque – como se vê por escândalos de outras agremiações políticas, incluído o da Petrobras – sempre sobra um estilhaço para quem joga pedra nos outros e tem telhado de vidro.
Em segundo lugar, porque a bateria de ataques, constantes, repetitivos, contundentes, que está ocorrendo, a cada dia, a cada hora, sem descanso, pode, pelo exagero, acabar levando a maioria da população a identificar, neles, apenas mais uma espécie de conspiração contra o governo, fazendo com que a popularidade do Palácio do Planalto termine por se recuperar, mais tarde, como ocorreu em outras ocasiões em que a destruição do PT era tida como certa, como nas manifestações de 2013, e no massacre institucional do “mensalão”.
E, finalmente, porque se enganam aqueles que acham que a direita vai reservar lugar, no seu bonde, para eles.
DIREITA EXCLUDENTE
A direita é, por natureza, radical, impiedosa e excludente. Quando ela – ou melhor, o seu extremo – se organizar institucionalmente, seu discurso será claramente fascista, inequívoco, e antidemocrático, o que poderá dificultar certas alianças.
E ela terá seu próprio projeto, partido e candidato – convenientemente engordados pelo discurso anticomunista e “antibolivariano” de agora – para entrar na disputa.

20 de fevereiro de 2015
Mauro Santayana
Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário