"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

LA DOLCE VITA DA POLITICALHA BRASILEIRA

AGNELO ENVERGONHA A MIM E AO POVO DO DF, DIZ SEU EX-ADVOGADO



Agnelo foi “descansar” em Miami e não voltou mais
 
- O senhor foi advogado de Agnelo Queiroz e passava a impressão de que eram muito próximos. O desgaste do governo dele o envergonha?
 
Luiz Carlos  Alcoforado  

Sempre tive com Agnelo uma relação de natureza técnica. Um profissional que é dedicado procura sempre estar próximo para cuidar do cliente de uma maneira muito mais satisfatória e protetiva. O papel do advogado nessas horas corresponde a uma expectativa de, às vezes, profissionalismo e, às vezes, afeto. Daí porque eu acho que a situação de agora não só deve envergonhar a mim, como deve envergonhar a todo o povo do Distrito Federal.
 
- O senhor advertiu Agnelo quando os problemas surgiram de que poderiam acarretar ação judiciais?
 
– O meu papel, na verdade, não foi de fazer uma advocacia preventiva. Nas oportunidades em que fui provocado, sempre externei minhas opiniões com muita sinceridade, objetividade e segundo alguns princípios que devem nortear o administrador cuidadoso, criterioso e eficiente.
 
- Acha que as ações de improbidade já ajuizadas pelo Ministério Público e outras que ainda poderão surgir indicam que o ex-governador pode acabar sendo enquadrado na Lei da Ficha Limpa?
 
– Existe realmente um risco significativo, pelo cenário das ações e pelo conjunto de informações que hoje vêm à opinião pública. É preciso ter muito cuidado para enfrentar essas questões porque vão deixar sequelas muito profundas na vida dos administradores que não foram cuidadosos e criteriosos.
 
- Houve algum desentendimento entre vocês?
 
– Não houve desentendimentos. Cumpri um ciclo profissional. Fiz um trabalho com fidelidade e eficiência. Fiz também, modéstia à parte, com competência porque o ex-governador não teve nenhuma condenação em nenhum dos processos dos quais eu cuidei profissionalmente, Para mim, isso é uma bandeira significativa porque o profissional vive desses resultados. Talvez seja o único governador que não tenha sido denunciado, nem condenado em nenhuma esfera da justiça brasileira, nem do Tribunal de Contas.
 
- A campanha do Agnelo deu um calote no seu escritório?
 
– Não posso negar que fiquei para o restos a pagar (risos). Não posso desdizer a verdade.
 
- Acredita que esse compromisso será honrado por Agnelo?
 
– Quem assumiu essa dívida foi o PT. Espero que o partido cumpra os seus compromissos profissionais porque eu me dediquei profundamente na campanha.

26 de fevereiro de 2015
Ana Maria Campos e Helena Mader
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário