"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ESTRATÉGIA DE CULPAR FHC NÃO VAI DAR CERTO PARA DILMA E LULA


Quando a ainda presidente Dilma Rousseff reapareceu em cena, toda serelepe, por ter emagrecido 13 quilos e ter dado um retoque plástico no rosto, que foi o verdadeiro motivo de seu prolongado sumiço, ela trouxe o dever de casa bem decorado. A estratégia estabelecida por Lula e burilada pelo marqueteiro João Santana leva Dilma repetir que nunca antes na história do Brasil se investigou tanto. Que a corrupção já existia, mas não era investigada. Que o governo fará tudo dentro da legalidade, mas não se furtará em punir quem cometeu malfeito etc. e tal.
De uma certa maneira, essa parte da estratégia até funciona. Mas a coisa fica ridícula e patética quando ela começa a usar o resto do dizer de casa, para atribuir ao governo FHC a culpa de existir corrupção na Petrobras. Para tanto, foi instruída a se referir a uma frase do depoimento do ex-gerente Pedro Barusco, que admitiu ter começado a receber propina em 1997.
O argumento é ardiloso e desonesto, porque na mesma ocasião Barusco esclareceu que a corrupção ocorria apenas entre ele (alto funcionário da Petrobras) e as empresas, sem participação de políticos e de partidos. E revelou também que foi no governo do PT que a corrupção passou a ficar fora de controle.
Portanto, a acusação de Dilma é falaciosa e recebeu pronta resposta, pois FHC logo espalhou no Twitter que ela lançou mão da tática infamante “da velha anedota do punguista que mete a mão no bolso da vítima, rouba e sai gritando pega ladrão”.
DIFERENÇA BRUTAL
Realmente, existe uma brutal diferença entre a corrupção nos governos tucanos e a que passou a se praticada nas gestões petistas. A partir do primeiro governo Lula, o que ocorreu foi a montagem de um megaesquema criminoso para bancar o PT e a base aliada, visando a perpetuar o PT no poder. Esse esquema atuava em várias áreas, duas delas já comprovadas (Mensalão e Petrolão), faltando apenas confirmar as demais ramificações – Fundos de Pensão, BNDES, Eletrobras etc.
A força-tarefa do Petrolão já levantou ter alcançado R$ 640 milhões o valor pago em propina para a diretoria de Serviços da Petrobras (que é da cota do PT no esquema de corrupção) em contratos que eram da área de Abastecimento. Falta levantar os valores em contratos diretos da área de Serviços. Se falar nas outras áreas (Perfuração, Gás etc.). No final, os valores das propinas ao PT serão estratosféricos.
Em matéria de corrupção, a grande diferença foi a inovação feita pelo PT, que passou a cobrar percentual sobre os contratos. Simples assim. Mas parece que a presidente Dilma, embora seja supostamente doutorada em Economia, ainda não percebeu essa questão meramente aritmética, talvez porque nas universidades não se ensine a fazer contas.

26 de fevereiro de 2015
 Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário