"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

PRESENTE DE PAPAI NOEL


 
     
Como bom Flamenguista, acredito em Papai Noel, e lhe mandei um e-mail, um zap-zap e uma mensagem telepática: "Peço algo especial para 2015, que nem sei se pode me trazer. Faça a Dilma começar a governar de verdade, a partir da nova posse. Será pedir demais? Será muito difícil de me atender, caro Bom Velhinho. Acho que a própria Dilma e o Brasil inteiro curtiriam o presentinho que eu lhe imploro, humildemente. Caso não possa me atender, manda uma camisa da Flalemanha que fica tudo quite entre nós".

A resposta veio em velocidade relâmpago, como que trazida por renas movidas a Jato em tempos surpreendentes de Operação Lava Jato. Recebi o manto sagrado rubro negro da Adidas com aquela inscrição "Deutscher Fussball-Bund" no círculo que tem a águia no meio. "Detalha" importante, para sacanear brasileira e tornar inesquecível aquele 7 a 1 da Alemanha na Copa do Mundo da 2014, a camisa do Deutschmengão já tinha a quarta estrelinha. Sorte de quem tem competência para vencer!

Na hora que vesti o presentão, me lembrei que dei bobeira. Devia ter pedido ao Papai Noel que transformasse o Flamengo em um time tão competente quanto a Seleção da Alemanha. Mas isto seria igual a pedir que a Dilma governe direito... Muita utopia para um Natal tão recessivo no Brasil sob governança do crime organizado...

Segundos depois da autocrítica, recebo a contra-mensagem do Bom Velhinho: "Da próxima vez, peça algo mais fácil, como: políticos honestos no Brasil, judiciário que funcione direito ou uma humanidade que entenda a mensagem de Jesus... Vá comer seu bolinho de Batatalhau, tome sua cachacinha regulamentar e não encha mais o meu saco, que já está lotado! Assinado: Papai Noel da Silva".

Tratei de seguir os conselhos do bom Kamarada que veste a roupinha vermelha Coca Cola...

  
Dica para a Korn Ferry

A empresa norte- americana de recrutamento de executivos Korn Ferry poderia colocar um nome qualificado para ocupar a nova diretoria de governança corporativa da estatal.

Trata-se do empresário Romano Guido Allegro, de Salvador, que desde 2005 é autor de várias denúncias à Comissão de Valores Mobiliários apontando falhas gritantes no modelo de governança da Petrobras.

Ex-conselheiro fiscal de várias empresas, inclusive da transnacional brasileira Odebrecht, Romano cairia como uma luva para indicar soluções imediatas para problemas antigos, em nome dos acionistas minoritários da estatal de economia mista.

Se a Dilma e a Graça realmente querem seriedade no combate à corrupção e no aprimoramento da governança, deviam ter coragem de nomear alguém como Romano Allegro para o cargo na Diretoria de Governança Corporativa - que vai substituir a Diretoria Internacional...

Rouboduto

Vazou, sem muita repercussão, a notícia de um roubo de diesel em oleoduto da Petrobras, na cidade Duque Caxias, na Baixada Fluminense.

A polícia civil encontrou, dentro de um galpão abandonado, um túnel que dá acesso a um oleoduto no qual foi acoplado um registro que abastecia caminhões tanques.

Como a quantidade desviada de óleo diesel, diariamente, não ultrapassava a porcentagem que a Petrobras considera perda normal (eventuais vazamentos), o roubo não era percebido.

Conclusão: a turma do Propinoduto devia tomar umas lições táticas com a equipe do rouboduto...

A Preferida da Marinha


Pela oitava vez, Dilma Rousseff e seus familiares curtirão o descanso de final de ano nas mordomias da praia de Inena, na Base Naval de Aratu, na Bahia.

A Presidenta chega na quinta acompanhada da mãe, Dilma Jane; da tia, Arilda, da filha Paula, do genro Rafael, e do neto, Gabriel, de 4 anos.

Só volta ao batente dia 28, quando deve completar a lista de ministros. 

Pegaram pesado...


O menino Jesus não merecia esta charge...

Esforço Inválido?



Presentinhos úteis



Loteadora



Foi fundo...



 09 de janeiro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário