"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"O GRANDE PROBLEMA É A IMPUNIDADE."

 

No debate “Democracia no Brasil: limites e desafios”, promovido pelo Instituto Millenium (Imil), Maria Celina D’Araujo criticou a falta de transparência e a incapacidade dos governos de darem respostas à sociedade. “O grande problema do Brasil é a impunidade”, disse a cientista política, durante o evento realizado em 16 de setembro, na sede do Imil, no centro do Rio.

Maria Celina também ressaltou os pontos positivos do sistema político brasileiro, como liberdade de expressão e de imprensa, direito a voto, além de eleições livres e periódicas. “Desde o Império, aliás, desde a Colônia, a organização política do país se faz por meio de eleições.

Só não votamos por sete anos, durante o Estado Novo. Votamos até no regime militar. Isso quer dizer que há um entendimento entre a elite política brasileira de que o conflito político se resolve pela eleição e isso é positivo”, disse. Assista ao vídeo.
 

https://www.youtube.com/watch?v=K5F6qI3Ojsw&feature=player_embedded


15 de outubro de 2014
IMIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário