"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DEMOCRACIA PARA PRINCIPIANTES


 


Dentro de poucos dias será realizado o segundo turno das eleições de 2014, para a escolha do Presidente da República e Governadores em treze estados e no Distrito Federal, onde o pleito não foi decidido em primeiro turno .

Eleição é sempre um bonito espetáculo. É a única hora em que realmente todos são iguais perante a lei. O voto do banqueiro tem o mesmo valor do voto do bancário. A opção do operário tem o mesmo peso da do milionário. Eleições livres e democráticas são realmente uma afirmação da Liberdade de um povo.

Escolha bem seu candidato, sem sofrer influências de ninguém. Compareça para votar, com serenidade. Não faça e repila veementemente os assédios de quem faz boca-de-urna. A escolha é sua e de mais ninguém! Depois vá para casa,ou reúna-se com amigos e torça para os seus candidatos.

Na Democracia, vence uma eleição o candidato que tem o maior número de votos. Não importa que seja o mais ou menos  preparado, o mais culto, o mais erudito ou o mais inteligente. Vence quem o eleitor escolheu. E ponto final!

SÁBIA LIÇÃO

Aceite serenamente o resultado das urnas. Elas expressam a vontade da maioria e não se esqueça da magistral lição do mineiro Milton Campos, adversário de João Goulart e derrotado por este, para o cargo de vice-presidente da República, quando jornalistas lhe fizeram a seguinte pergunta:

“Dr. Milton, a que o senhor atribui sua derrota?”
Sereno e sorridente,  após uma tragada no cigarro, que sempre o acompanhava, Milton Campos respondeu:
“Ao maior número de votos obtidos pelo meu adversário, o Dr. João Goulart!”

Nunca me canso de repetir o que afirmou o grande político mineiro Milton Campos, para quem não havia saída fora da Democracia, naquela entrevista concedida após sofrer uma derrota para João Goulart, na eleição para vice-presidência da República (à época que os candidatos ao cargo recebiam votação própria, independente do candidato a presidente).

Belíssima e sábia lição de Democracia. Análise precisa e e sucinta, despida de razões complicadas de Ciência Política, Sociologia ou Economia, tão ao agrado dos “cientistas políticos” de plantão, que adoram teorias, mas jamais concorreram a qualquer eleição!

Assim é na Democracia. Que no domingo dia 26 tenhamos um pleito tranquilo e ordeiro. Ganhe quem ganhar, pois, afinal, eleição é sempre um bonito espetáculo!
O resto é conversa fiada, ou melhor, tema para cientista político discutir enquanto bebe um bom whisky.
E viva a Democracia!

15 de outubro de 2014
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário