"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CORRUPÇÃO x PRECONCEITO

       

 
As denúncias de corrupção e a grande repercussão que vem tomando os comentários preconceituosos contra a população nordestina nas redes sociais estão sendo a tônica deste início de segundo turno. Com o eleitorado bastante dividido, numericamente favorável a Aécio Neves, ganham prioridade para o PSDB os casos que associam a presidente Dilma Rousseff aos escândalos da Petrobras.
 
Com a divulgação de vídeos e áudios das delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e de Paulo Roberto da Costa, ex-diretor de abastecimento da estatal, Dilma, após consultas a assessores, recuou um pouco em seu ímpeto de atacar.

Certamente, os petistas estão medindo bastante a dosagem da “desconstrução”. O que funcionou contra Marina Silva pode não ter o mesmo efeito contra Aécio ou até ter resultado negativo, pois, ao contrário da candidata do PSB, o senador mineiro reage com mais rapidez e tem agora elementos mais do que suficientes para contrapor qualquer bombardeio que venha da campanha adversária.

BLOGS RACISTAS

Por enquanto, a única reação articulada que o PT deixa transparecer, do ponto de vista da desconstrução, é a associação de Aécio a eleitores do tucano que, desvairadamente, postam em redes sociais comentários racistas e discriminatórios contra nordestinos.

O PT, quando em situação de desvantagem, se acostumou a partir para a ofensiva, mas está acuado, ainda entorpecido pelos fortes golpes desferidos por Youssef e Paulo Roberto.

É certo também que o eleitorado petista não é tão impactado por denúncias de corrupção, por mais graves que elas possam parecer. Se as pesquisas divulgadas até aqui estiverem corretas, levando em conta que a credibilidade dos institutos também anda afetada, a campanha da presidente vem demonstrando certa estabilidade.
Dilma, por enquanto, apesar da ultrapassagem numérica de Aécio, ainda não perdeu espaço.

VÁCUO GRANDE

Entre o preconceito contra os nordestinos e as corrupções descobertas dentro do governo, fica um vácuo grande, em que propostas e caminhos para um país melhor desaparecem.

Até o leque de alianças está em segundo plano. Pouco ou quase nada significaram o apoio do PSB ao PSDB e a articulação de governadores eleitos em favor de Dilma. Marina Silva, que também demora muito para decidir seja lá o que for, está perdendo a importância neste jogo eleitoral.
Como não se manifesta de maneira ágil, os acontecimentos vão engolindo o capital político da fundadora da Rede Sustentabilidade, reduzindo-a a mera telespectadora.

Está evidente que vai vencer este embate aquele que conseguir sair menos ferido da fuzilaria. Por isso, diante de tudo o que está acontecendo, após massacrar a ex-senadora e escolher Aécio como adversário, a inserção em que a campanha de Dilma apresenta “compromissos” contra a corrupção soa como piada de salão.
Uma campanha de artilharia pode ser um tiro no pé do PT, mas uma “Dilminha paz e amor”, decididamente, é um tiro em cada um dos pés.

15 de outubro de 2014
Heron Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário