"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PRECARIEDADE



O desgoverno nos últimos trinta anos nos levou a uma total situação de precariedade.

Na cidade de São Paulo, as ruas estão esburacadas, a rede de distribuição elétrica está cheira de fios caídos, a limpeza urbana é um lixo e o trânsito, caótico.

No estado do mesmo nome, não há segurança pessoal. Morrem mais pessoas inocentes assassinadas em roubos que soldados em uma guerra regular no exterior. 

Também não há justiça. Precatórios não pagos, processos que se arrastam a passo de cágado reumático e a fogueira das vaidades dos semideuses, deixam a população à mercê do acaso.

O país como um todo está desastrosamente conduzido. Não foi erradicada a miséria, não se cuidou da educação básica e não há conclusão de obras de infraestrutura. Empréstimos e perdões de dívidas a países estrangeiros são uma afronta ao contribuinte nacional.

A classe política trai a pátria todos os dias. O sistema eleitoral corrupto impede uma verdadeira representação dos cidadãos. Temos apenas um arremedo de Democracia.

Vivemos oprimidos, com medo e sem esperança.

21 de agosto de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário