"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 21 de junho de 2014

ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS CORRETORES DE SEGUROS DO DF PODE SER ANULADA POR FRAUDE

 



Depois de impedir o registro da candidatura de possíveis chapas concorrentes, através de sucessivas alterações estatutárias, promovidas por Assembleias Gerais Extraordinárias a partir de 2009, a atual Diretoria do Sindicato dos Corretores de Seguros do Distrito Federal (Sincor-DF) realizou em 27 de maio  eleição com chapa única para manter o atual presidente Dorival Alves de Sousa, que ocupa o cargo há oito anos.

Para assegurar a vitória no processo eleitoral fraudulento e impedir a concorrência de possíveis chapas, a Diretoria introduziu modificações substanciais no Estatuto do Sincor-DF: a) restrição a publicidade dos Editais de convocação das Assembleias, inclusive, a Eleitoral, podendo o Ato de convocação ser publicado apenas no Diário Oficial-DF, b) exigência e 4 anos de filiação e 7 anos de habilitação profissional, para que o associado possa se candidatar aos cargos de Diretoria; c) redução do prazo para registro das chapas que passou a ser contado da publicação do Edital; d) aceitação de apenas 10% do número de votantes a partir de lista elaborada pela própria Diretoria; e) possibilidade da Diretoria se reeleger por vários mandados consecutivos.

Valendo-se das alterações introduzidas no Estatuto pela Assembléia de 24/01/2013, que só foi levada a registro em cartório  31/03/2014, quase um ano depois, a Diretoria, logo após o registro, publicou apenas no DO-DF o edital de convocação para a eleição com apenas 10 dias de prazo para o registro das chapas, tendo havido apenas o registro da chapa única da atual Diretoria, publicado no DO-DF do dia 16/04/2014 (feriado de Semana Santa), com um prazo de apenas 5 dias para impugnação da chapa, contados da publicação do Edital, prazo esse que se encerraria no dia 20/04/2014, em pleno Domingo de Páscoa.

ILEGALIDADES

Para os autores das três ações ajuizadas na Justiça do DF, que visam à nulidade das Assembleias de 31/07/2009, 16/11/2011 e 24/01/2013, “essa é a prova de que o Sindicato dos Corretores de Seguros do Distrito Federal foi tomado das mãos dos associados, sendo que o profissional corretor de seguros vive hoje uma ditadura velada pelas manobras da atual direção do Sindicato, que passou a se portar não como representante dos corretores de seguros no DF, mas dona do Sindicato”.

Com esse propósito, convocam a todos os corretores de seguros, filiados, associados, ou não ao SINCOR-DF, a unirem-se no combate às alterações ilegais que ocorreram no Estatuto Social da entidade e a promoverem manifestações no sentido de que seja reestabelecido o processo democrático para a condução do SINCOR-DF.

21 de junho de 2014
Wesley Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário