"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

VIDA LONGA AO CURTA

 

sozinho_still_02


Tanto no Brasil como no exterior, os curtas-metragens que se transformam em longas são mais comuns do que imaginamos. Nem todos os espectadores que assistiram a Cidade de Deus, uma das maiores bilheterias do país, sabem que o filme nasceu de Palace II, assinado por Fernando Meireles e Kátia Lund. The Hard Case, de Guy Ritche, realizado em 1995, deu origem ao imperdível Jogos, Trapaças e dois Canos Fumegantes, filmado três anos depois. A Pessoa é para o que Nasce, documentário de seis minutos dirigido em 1998 por Roberto Berliner, ganhou uma versão de mais de uma hora e meia em 2004, depois de percorrer dezenas de festivais com a história das três irmãs cegas que ganham a vida tocando músicas em troca de dinheiro.

Outro curta que tem um personagem cego num dos papeis principais e trilhou o mesmo caminho que A Pessoa é para o que Nasce foi Eu não quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro. Gravado em 2010, o filme aterrissou este ano nos cinemas na versão longa. Em 2007, o diretor já havia sido premiado com o Urso de Cristal em Berlim com curta Café com Leite, que conta com a mesma equipe dos trabalhos posteriores.

Em Eu não quero Voltar Sozinho, a temática do homossexualismo, sempre presente nos filmes de Ribeiro, volta a aparecer para contar a história de amor e amizade entre Giovana (interpretada por Tess Amorim), Gabriel (Fabio Audi) e Leonardo (Guilherme Lobo), três adolescentes que, nessa fase de descobertas da vida, têm a sorte de se encontrar. A atuação do trio é louvável, com destaque para a de Guilherme, que interpreta o cego.

A direção de fotografia de Pierre Kerchove é precisa nos movimentos e usa pequenos flares (quando a luz entra na lente), que deixam as cenas mais esbranquiçadas e conferem um toque onírico às imagens. A trilha sonora também é especial, principalmente pelas canções de Juliano Polimeno e Tatá Aeroplano. Vale a pena fazer uma pausa na vida adulta e transportar-se durante esses poucos minutos de volta à adolescência.

https://www.youtube.com/watch?v=1Wav5KjBHbI&feature=player_embedded

19 de maio de 2014
Sylvio do Amaral Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário