"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

LULA VOLTA A DEFENDER REGULAÇÃO DA MÍDIA EM ENCONTRO COM BLOGUEIROS PETISTAS



 
O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) cobrou a regulação dos meios de comunicação no Brasil durante palestra realizada nesta sexta-feira (16), em São Paulo, no 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais.
 
Durante o evento, ele também afirmou que o Brasil está pronto para receber a Copa do Mundo. Lula chegou a usar o termo "babaquice" para se referir às exigências de metrô para levar turistas até "dentro dos estádios".
 
Ao lado do ex-ministro Alexandre Padilha e do prefeito Fernando Haddad, ele criticou a forma como a mídia tratou sua entrevista anterior a blogueiros, em abril.  Para o presidente, o tema foi tratado de forma equivocada e ele ressaltou que tem o direito de escolher seus entrevistadores.
 
"Eu fiquei deprê com a violência com que alguns setores de comunicação trataram aquela entrevista", afirmou. Lula justificou o fato de não dar muitas entrevistas por não ter, atualmente, um cargo público. "Eu não tenho nenhum cargo público e eu me dou ao direito de dar entrevista pra quem eu quero, responder o que eu quero, na hora que eu quero."
 
Para justificar sua defesa da regulação da mídia, Lula disse que os meios de comunicação já são alvo de regulamentação em todo o mundo. "Que não venham dizer que isso é censura, que estamos tentando controlar os meios de comunicação, porque quem tem que controlar os meios de comunicação é o telespectador, é o ouvinte, é o leitor. O que todos nós exigimos é que haja neutralidade e seriedade nas informações nesse país", disse.
 
"A imprensa me trata bem, não tenho queixa. A única mágoa que eu tenho é que, quando faço critica à imprensa, alguns escrevem que Lula ataca a imprensa. Quando eles me atacam, eles falam que fazem críticas", disse. "Uma grande minoria fala a verdade."
 
O ex-presidente afirmou considerar que sua sucessora, Dilma Rousseff, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vêm sendo atacados de forma desproporcional pela oposição e pela imprensa. "Eu não conheço ninguém que no primeiro ano tomou a quantidade de porrada que você tomou", disse, entre risadas, para o prefeito petista.
 
19 de maio de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário