"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de março de 2014

DO TRABALHO QUE DÁ TER UM CACHORRO

 

Muitas pessoas já me pararam no meio da rua, admiradas com minhas cachorras – seja por seu porte, por sua estrutura corporal, pela beleza e brilho de seus pelos longos, por seu ar de vivacidade ou, ainda, por sua doce mansidão – para me fazer sempre uma mesma pergunta: “Dá muito trabalho?”
 
Cachorro 2
 
Nunca soube responder com precisão a essa pergunta. Gastava sempre alguns minutos me perguntando se a rotina diária de cuidados com elas podia ou não ser enquadrada na categoria “trabalho”.
Explico melhor: para mim, trabalho e prazer não são categorias mutuamente excludentes. Na cabeça de muitas pessoas, trabalho vem normalmente associado a obrigação, sacrifício, dedicação, esforço, atos repetitivos, chatice, tensão, busca por resultados, etc.
 
Já prazer é comumente associado a ficar deitado de barriga para cima, preferencialmente ao ar livre, sem fazer nada e, no mais das vezes, desfrutando de algum estímulo revigorante, como uma brisa, uma bebida gelada, uma comidinha bem temperada, carícias corporais, etc.
 
Para meu cérebro, entretanto, a coisa não é tão simples assim. Nem sempre dá para catalogar os cuidados necessários para a manutenção de uma vida saudável [humana ou animal] em um único dos extremos dessa falsa dicotomia.
 
Quem faz o que gosta, meu cérebro não se cansa de argumentar, não considera isso um trabalho, apenas e tão somente se delicia fazendo o que precisa ser feito. Como todas essas ponderações sempre me ocorriam ao ouvir a pergunta, eu impulsivamente devolvia: “Depende do que você considera trabalho!”
 
A piada é velha mas, ainda assim, acho que vale a pena ilustrar com ela o que eu tentava comunicar: “Você sabe que está ficando velho quando o trabalho dá prazer e o prazer dá trabalho”.
 
Como já estou “entrada em anos” e tenho tido poucas oportunidades de me deleitar com outros prazeres, resolvi dedicar o tempo que me sobra para condensar numa espécie de “cartilha” minhas percepções a respeito do trabalho que dá ter um cachorro.
 
Ofereço a lista de pontos abaixo como minha contribuição pessoal para que entusiastas da posse responsável de animais de estimação (não conheço muito sobre gatos, minha referência é o trato com cachorros) possam tomar uma decisão informada.
 
Cachorro 1
 
1. Cachorros não sabem limpar os pés no capacho. Em função disso, você corre sempre o risco de ver o piso que acabou de limpar ser conspurcado por uma trilha de pegadas de patinhas sujas de terra, de xixi ou de cocô.
 
2. Cachorros não sabem sugar nem aspirar sua própria baba. Dessa forma, o lugar determinado por você para eles tomarem água vai estar sempre circundado por uma pocinha peculiar e, muitas vezes, haverá uma trilha de respingos indicando o trajeto que eles fazem indo e voltando do pote.
 
3. Cachorros nunca se tornarão independentes de você para se alimentar, tomar água, tomar banho, nem para fazer suas necessidades fisiológicas de uma maneira ecologicamente sustentável e higienicamente responsável. Cabe a você tomar todas as providências necessárias.
 
4. Cachorros não falam e, portanto, você vai ter de se esforçar muito para compreender o que eles estão querendo comunicar quando o olham com aquele ar de perplexidade, principalmente quando esse olhar vem acompanhado de desobediência. Também não adianta nada perguntar o que está acontecendo quando eles ficam deitados por muito tempo e se recusam a comer.
 
5. Cachorros carregam para dentro de sua casa – nas patas e nos pelos – uma série infindável de bactérias, germes, virus, alérgenos de toda espécie, galhinhos, torrões de terra, pulgas, carrapatos e outros desafios importantes ao seu sistema imunológico. Tudo o que você precisa fazer é se perguntar: eu acredito que meu sistema imunológico é reforçado ou se fragiliza diante desses desafios?
 
6. Cachorros não fazem nenhuma ideia de suas dimensões corporais nem de seu peso e, além disso, não sabem calcular distâncias muito bem. Assim, seus móveis, cristais, pratarias e bibelôs estarão permanentemente em risco quando de seus deslocamentos dentro de casa, principalmente quando eles estão felizes e abanando seu rabo com vigor.
 
7. Cachorros costumam se empolgar – tanto no sentido afetuoso quanto agressivo – quando encontram pelas ruas algum companheiro de quatro patas e, portanto, você precisará ficar eternamente em alerta para evitar tropeções e arrastões. Caso o encontro seja com humanos, você precisará cuidar para que não assustem nem derrubem crianças pequenas ou idosos debilitados. Outro cuidado sempre necessário é treina-los para que não façam movimentos bruscos nem saiam correndo caso se assustem com o ruído do trânsito.
 
8. Cachorros não obedecem às convenções sociais. Podem cheirar suas partes íntimas sem qualquer pudor, pular nas suas visitas, agarrar-se às suas pernas e pés, fazendo movimentos copulatórios explícitos, e até mesmo fazer xixi como forma de demonstrar alegria por vê-lo.
 
9. Cachorros podem produzir ruídos altos e irritantes por horas a fio quando se sentem sozinhos mas, certamente, o que mais vai incomodá-lo é quando eles ficam em silêncio absoluto por muito tempo. Não dê chance ao azar: levante-se imediatamente tão logo se dê conta de que eles estão muito quietos e vá verificar o que eles estão aprontando. Nove vezes em dez você terá surpresas desagradáveis.
 
10. Cachorros não sabem determinar o valor dos objetos que encontram em seu caminho – nem em termos financeiros, nem em termos afetivos. Seus óculos, seu celular, o controle de seus aparelhos eletrônicos, seus documentos, boletos de pagamento, aqueles seus sapatos caríssimos, aquela roupa que você adora, seus acessórios, suas jóias, etc. despertarão sempre uma grande curiosidade neles. Como cachorros não tem mãos para segurá-los e examiná-los mais de perto, eles os colocarão em sua boca e experimentarão seu gosto e sua textura. Caso gostem…
 
11. Cachorros podem despertar temor, raiva ou ternura em terceiros. Ao circular com eles em elevadores, nas ruas, nos parques, esteja preparado para enfrentar reações imprevisíveis das pessoas com quem você cruza. Elas podem ir desde os afagos e elogios até gritos, impropérios e escoriações generalizadas – em você, neles e nos tais terceiros.
 
12. Cachorros não podem ser deixados sozinhos por muito tempo – nem ao longo de um único dia, nem principalmente quando de suas férias, viagens a trabalho ou de lazer, compromissos de última hora, doenças, ou simples cansaço. Tenha sempre à mão o telefone de um hotelzinho, spa ou clube de campo para pets. Nem pense em pedir a seus familiares e amigos para ficarem com eles, já que, no mais das vezes, você receberá apenas um sorriso amarelo de volta. Qualquer que seja a solução encontrada, você terá sempre de arcar com os custos de hospedagem, alimentação e transporte.
 
13. Cachorros são emocionalmente “grudentos”. Transformam-se em suas sombras e o acompanham caminhando literalmente em seus calcanhares onde quer que você vá. Estão sempre necessitados de atenção e não se constrangem em lançar aqueles olhares “pidões” solicitando que você jogue bolinha com eles, que os acaricie ou que interrompa qualquer coisa que esteja fazendo, por mais importante que seja, só para olhar para eles.
 
14. Cachorros não têm noção de tempo. Para eles, não existe passado nem futuro. Assim, não adianta nada você caprichar na bronca por algum malfeito que eles tenham perpetrado apenas alguns minutos atrás ou que você já cansou de tentar corrigir, nem pedir que eles esperem você terminar o que está fazendo para levá-los para passear. Mas atenção: essa desvantagem tem um lado bom. Cachorros não guardam ressentimentos, não vão nunca jogar na sua cara seus descontroles emocionais do passado nem querer “discutir a relação”. Depois de um conflito qualquer, basta chamá-los que eles virão correndo, balançando alegremente o rabinho.
 
15. Cachorros são seres paradoxais. Apesar de serem a causa direta ou remota de tantos transtornos, desconfortos, ameaças, irritações e constrangimentos no seu cotidiano, certamente o seu pior defeito é estabelecer um padrão de relacionamento que não encontra paralelo na espécie humana. Eles fazem com que você se acostume a esperar das pessoas o mesmo comportamento ético, a mesma lealdade, a mesma sensibilidade para decifrar suas emoções e aquele mesmo olhar de admiração. Daí….. você desaprende a viver sem eles!
 
09 de março de 2014
Myrthes Suplicy Vieira é psicóloga.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário