"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Faltou tapete

“Foi nosso partido que não deixou sujeira embaixo do tapete”.

Lula, na discurseira em Ribeirão Preto, lembrando que, por falta de tapetes suficientes para cobrir tanta sujeira, as patifarias do PT podem ser vistas pelo Brasil inteiro desde a descoberta da quadrilha do mensalão.

Conta outra, companheiro!

“O PT combate a corrupção”.

Rui Falcão, presidente do PT, disposto a garantir a insônia dos brasileiros, que agora ficarão imaginando dia e noite o que será do Brasil quando o partido dos mensaleiros resolver apoiar a corrupção.

Ruim de mira

“O grande papel de um ministro é falar nos autos do processo, e não ficar falando para a televisão. Se quer fazer política, entre para um partido e seja candidato”.

Lula, há um ano e três meses sem abrir a boca sobre o escândalo que protagonizou junto com Rose Noronha, numa discurseira em Ribeirão Preto, mirando no ministro Joaquim Barbosa e acertando a testa dos companheiros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, líderes da bancada dos advogados de defesa do PT que usam a toga para fazer de conta que são juízes.

Coerência é tudo

“Em defesa das prerrogativas constitucionais que garantem as competências do Poder Legislativo para decidir sobre os mandatos de seus membros, estou preparado para o legítimo julgamento do plenário da Câmara dos Deputados. Onde provarei, novamente, que não pratiquei nenhuma irregularidade, sendo inocente em relação aos crimes dos que sou acusado”.

João Paulo Cunha, mensaleiro condenado a 9 anos e 4 meses de cadeia pelo STF, nesta quarta-feira, ao anunciar numa carta aberta publicada em seu site que não renunciaria ao mandato de deputado federal.

“É com a consciência do dever cumprido e baseado nos preceitos da Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados que eu renuncio ao meu mandato de deputado federal”.

João Paulo Cunha, nesta sexta-feira, ao anunciar numa carta encaminhada à Câmara que desistiu de engrossar a bancada dos parlamentares presidiários.

Justiça injusta

“Eu quero passar o resto dos meus dias na Itália. Eu não tenho para onde ir mais. No Brasil, fui alvo de um processo político que condenou ministros e deputados do governo Lula. Não foi um processo livre e não tive direito a um recurso”.

Henrique Pizzolato, mensaleiro condenado à prisão pelo STF, ensinando que os ministros só foram justos quando conferiram ao presidente Lula o poder de promover a asilado político o assassino italiano Cesare Battisti.

Manual da inocência

“Ele me disse que é inocente”.

Lorenzo Bergami, advogado de Henrique Pizzolato, confirmando que não existe melhor maneira de um culpado provar que é inocente do que falsificar documentos do irmão morto, fugir do país e cair na clandestinidade.

Nascidos um para o outro (2)

“É claro que, se fosse possível escolher, não queríamos sair do Brasil. Ninguém queria deixar o país. Mas era preciso achar uma saída”.

Andrea Haas, mulher de Henrique Pizzolato, ao revelar que o marido foi obrigado a deixar o país em 2013 depois de uma fuga que começou a ser tramada em 2007.

Nascidos um para o outro

“Não vou falar, inventem o que quiser. Vocês sempre fazem isso”.

Andrea Eunice Hass, mulher de Henrique Pizzolato, ao reiterar que o mensalão em geral e as maracutaias no Banco do Brasil em particular só existiram na imaginação dos jornalistas que tentavam fazer-lhe perguntas, confirmando que ela e o maridão nasceram um para o outro.

Muito barato

“O PTB abre mão da indicação. Não foi chamado oficialmente, mas, se for, não vai indicar”.

Benito Gama, presidente do PTB, ao afirmar que o partido, embora continue apoiando Dilma Rousseff, prefere não indicar nomes para compor o novo ministério, reforçando a suspeita de que pretende elevar o preço do contrato de aluguel.

Ministro da Cretinice

“Fico vibrando com essa confusão toda”.

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, em conversa com uma assessora do ministério sobre o tumulto ocorrido no metrô de São Paulo na última terça-feira,

“Ministro, olha a conveniência!”

Assessora do Ministério da Justiça, tentando conter a empolgação do ministro dois dias antes da manifestação no Rio em que o cinegrafista da Band Santiago Andrade foi atingido na cabeça pelo rojão disparado por um black bloc .

09 de fevereiro de 2014
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário