"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO

O PT SOZINHO

Deu na edição deste domingo no jornal O Globo: "Parte do PMDB quer maior afastamento do governo Dilma". E no sutiã mostra a razão: "Deputados insatisfeitos com espaço na Esplanada ameaçam votações".

Ah tem um monte de versão nas entrelinhas: 1ª) "Insatisfeitos com espaço" quer dizer, na verdade, com a "falta de espaço" com que Dilma lhes mostra seu desdém; 2ª) "Ameaçam votações" não significa outra coisa do que senão "vão votar contra, a menos que..."; 3ª) Não se trata, nem de longe, daquela votação de outubro vermelho, são votaçõezinhas de churumelas palacianas, boas para eles mesmo e ninguém mais.

De qualquer forma, o recado está aí, o PMDB sabe que o PT sabe mais do que ele e do que todo mundo e mais um pouco que, em qualquer eleição, o PT sozinho está pessimamente mal acompanhado.

DEVERES
Em Ribeirão Preto, Lula da Silva, presidente de honra do PT, defendeu os mensaleiros e reverberou que "juiz do STF não deve fazer política". Então tá. E político não deve se meter a fazer justiça. Até porque acabaria condenado por si mesmo. Outra coisa que dono de partido político não deve é roubar; deveria também não deixar roubar.

O CULPADO
Pensando bem, se Lula - até aqui sem dar um pio sobre o mensalão - agora tem autoridade e liberdade bastante para julgar que os juízes do Supremo julgaram errado os mensaleiros, então é porque ele sabe de tudo aquilo que sempre disse não saber sobre o mensalão que sempre disse não existir. Qual é a farsa, afinal? No fundo, no fundo, o grande culpado pela prisão dos mensaleiros se chama Lula da Silva. Ele saiu do governo e prometeu que se dedicaria, "em tempo integral", a provar que o mensalão era "uma farsa". Lá se foram quatro anos de palestras pelas Áfricas, de rolos com a pandilha de Rosemary, sua telefonista predileta, de consultas pelo SUS no Sìrio-Libanês e ele nada provou. Os companheiros estão na Papuda e em outros complexos similares. Todos muito bem tratados, em boa companhia, todos doidinhos para trabalhar e se sentindo como se estivessem em casa.

INÉRCIA
Sem mais o que dizer para justificar sua inércia como chefe da Casa Civil, Gleisi Hofmann diz agora que "máquina pública sofre de acomodação e inércia". Epa! Ela está falando da máquina montada pelo próprio governo Dilma dentro do mais puro modelito Lula. Não é a troco de nada que Lula estabeleceu a "estratégia da coalizão pela governabilidade" como cartilha para Dilma. Ela fez, como ele: terceirizou a administração pública com cabos-eleitorais sem qualificação profissional e sem qualquer aptidão funcional. No Brasil da Silva, os paraquedistas mandam e desmandam nos servidores de carreira que, em contrapartida adotam a operação tartaruga sem que os aspones bem comissionados e mal preparados cheguem a se dar conta do merecido boicote. E o brasileiro que se lixe.

SUSPEITO
A manchete: "Suspeito de ter repassado rojão que feriu cinegrafista da Band é preso no Rio". O cara foi filmado andando numa boa ao lado do blackbosta que disparou o artefato e é chamado de "suspeito". Suspeito, somos eu e você que não saímos de casa... Entrementes, magnânima, Dilma Vana "presta" solidariedade ao profissional ferido. Ah, bom. Agora vai.

SOLIDARIEDADE
Cá pra nós e que ninguém nos leia e nem nos ouça, mas essa coisa de político "prestar solidariedade" em momentos pesados e nefastos é de um cinismo oceânico, que nem mesmo o mais ingênuo filho de Eva desses paraísos que igrejas de esquina andam loteando, tem saco para crer e aguentar. É como telefonar dizendo "estamos juntos nessa!".

ENFIM, SEGURANÇA
Enfim, uma boa nova para a segurança da "Copa das Copas" que Lula inventou e Dilma encampou noque deveria ser o Ano das Eleições Presidenciais: "Protestos contra Copa colocaram em risco Hnerique Alves e dois ministros. Epa! Opa! Pô, Henrique Alves é o presidente da Câmara Federal! E dois ministros são donos de 5% dos 39 mais valorizados prédios destinados pelo governo Dilma à sesmaria que atende pelo nome de Esplanada dos Ministérios. Agora, o bicho vai pegar. Com essa pandilha correndo perigo, enfim a Copa terá segurança.

I/MOBILIDADE URBANA
Enquanto isso, as obras de mobilidade urbana - apelido de transporte, segurança, suporte à saúde, comunicações, infraestrutura, acessos, estacionamentos e coisas e tal e loisa e o escambau - estão todas atrasadas. Cansado de receber chute nos glúteos, Aldo Rebelo dessa vez vai deixar que Jerome Valcke, o secretário-geral da Fifa dona do Brasil da Silva que se meteu a fazer a Copa, converse diretamente com Dilma Vana. Com ela, talvez o caixeiro-viajante de Joseph Blatter, entenda de uma vez por todas o que é mesmo que o governo brasileiro quer dizer com a expressão "pátria de chuteiras".

NUMA FRIA
Deu no Estadão Online: "Médicos cubanos moram em repúblicas e vivem de cesta básica". Teve um médico que veio de Havana que disse aos repórteres em tom mal-agradecido à graciosa atenção que recebeu de Padilha e Raúl Castro: "Ganho menos que enfermeira". Tá, meu doutor. Mas, com diploma ou sem diploma? E outra coisa: só por isso, meu? Quer dizer que, se enfermeira ganhar menos, fica bom?!? Fica a impressão de que esse cubano está querendo até organizar o regime escravagista que o aflige. Faz sentido? Coitados. Estão perdidos. Entraram numa fria.

WALTER, A ESPERANÇA DA COPA
Cadernos de esporte: "Com gol do estreante Walter, Fluminense bate o Flamengo". Bate, não. Tripudia. Triginou: 3 x 0. E o "estreante" é um idoso que está beirando os 60 anos de carreira e carrega uma barriga de 99 quilos de futebol. Não é coisa assim que se ressalve como uma "vitória" da terceira idade; é o fracasso explícito da bola murcha que o brasileiro anda jogando. O sucesso de Walter é a minha esperança de que a seleção dos cartolas da CBF não passa pela Croácia, na primeira fase da Copa.

 STF SOB NOVA DIREÇÃO
Em plena edição da marcha eleitoreira por Padilha no governo de São Paulo que o PT chama de "Caravana Horizonte Paulista", Lula da Silva faz proselitismo e aproveita para dar aulas aos ministros do Supremo Tribunal sobre como devem se comportar sob nova direção. Ricardo Lewandowski assume, agora em março, a presidência da mais alta corte de Justiça do país. O Brasil que se prepare.

ATO FALHO
No meio de seus ataques de verborragia, Lula acaba cometendo atos falhos. Empolgado com ele mesmo, lá pelas tantas, em Ribeirão Preto, na tal edição da "caravana horizonte paulista", o bem-remunerado presidente de honra do PT, colecionador de escândalos rouquejou: "Não fizemos tudo que poderíamos ter feito, mas vamos fazer ainda mais". Epa! Isso é uma ameaça. Mais que previsível, partindo de quem parte. Prepare-se então que o PT vai não fazer muito mais ainda do que não fez e poderia ter feito. É a marcha pela inércia. Própria daqueles para quem o trabalho não é a sua praia.

Ó RAIOS!
Dúvida de um observador lusitano: - Ó raios! O que faz essa gaja que tem poderes para desembarcar uma comitiva presidencial num restaurante às margens do Tejo, em Lisboa, que não determina a natureza a parar com esses raios que atingem a rede elétrica do país que ela comanda?
 
09 de fevereiro de 2014
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário