"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

BRASIL EM PERIGO


O hedonismo é uma doutrina que considera a busca do prazer como o bem supremo, o principal objetivo da vida moral. É irmão gêmeo do egoísmo e do egocentrismo, que, misturados com a falta de educação, estão afundando o Brasil.

No campo micro, é o desrespeito às normas públicas, fruto desses sentimentos mesquinhos, e se materializam em vários abusos: o fura-filas, o que ultrapassa pelo acostamento ou fala no celular, enquanto dirige, não desliga e atende celular no cinema, teatro ou espetáculo, usa som alto no carro, deixa lixo na praia, coloca o carrinho na fila do caixa do supermercado, só sabe falar usando palavrões, anda de bicicleta nas calçadas e na contramão, avança sinal, desrespeita faixa de pedestres, leva cachorro à praia, joga altinho e frescobol fora dos horários permitidos, faz rolezinho em shopping, se infiltra em passeatas para vandalizar....

No campo macro, são os políticos, no Legislativo e Executivo, que, embora eleitos para legislarem e executarem medidas de aperfeiçoamento do país, só se emocionam com o que é bom para as suas carreiras, mesmo que seja contra os anseios do  país, só se preocupando com as próximas eleições, para conservar o poder, que proporciona otras cositas más; e também os membros do Judiciário, muito mais preocupados com seus já elevados salários e vantagens, muitas dessas retroativas a anos atrás, mordomias e palácios de mármore, sem focarem no  que o país, indisciplinado, precisa, uma Justiça simples,  ágil e rigorosa.

Esse binômio políticos (no Legislativo e Executivo)/ juízes, ou Legislativo e Executivo/ Judiciário, com a sua falta de patriotismo, é responsável por esse estado de desordem e desrespeito, materializado em um monumento público à falência desses poderes, quem sabe nosso, como a jaboticaba, a lombada!

Se o Executivo enviasse projeto ou o Legislativo votasse punição severa para quem dirigindo, abusasse da velocidade e causasse acidente, atropelasse, mutilasse ou matasse alguém, e o Judiciário julgasse com rapidez e dureza, a lombada seria desnecessária, pois todos temeriam a lei e a punição, passando a dirigir com cuidado, atenção e respeito às normas.

É assim que funciona no Primeiro Mundo, a Lei e a Justiça coagindo os hedonistas, egoístas, egocêntricos e indisciplinados! É como a “tolerância zero”, que consertou a cidade de New York, que, de violenta no passado, hoje é muito mais segura do que as nossas. Não há alternativa: é isso ou o caos!!

Essa gente, no alto escalão do Poder Público, que tem a obrigação de preservar e melhorar o país para as futuras gerações, fazendo, aplicando e fiscalizando as leis, e punindo quem as descumpre, por sua apatia, egoísmo e impatriotismo, é  responsável por esse descalabro cívico e moral que assola o país, que, cada vez mais longe do futuro, está cada vez mais perto do passado. Isso se evidencia quando as suas justificativas são do tipo “eu não sabia”, “assinei sem ler”, “todos os partidos fazem isso”, “a prisão dos mensaleiros é injusta, nitidamente política, e alheia às provas dos autos”, “foi um ponto fora da curva”, não há provas contra mim”.....!!!!
 
Pobre País!
 
09 de fevereiro de 2014
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário