"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MADURO EXPULSA TRÊS FUNCIONÁRIOS CONSULARES DO EUA

Em meio à maior onda de protestos desde sua posse e à caça a um opositor, presidente venezuelano acusa americanos de conspirar contra seu governo
 
 
Manifestantes protestam contra o governo do presidente Nicolás Maduro neste domingo (16) em Caracas, Venezuela
Manifestantes protestam contra o governo do presidente Nicolás Maduro neste domingo (16) em Caracas, Venezuela - Christian Veron/Reuters
 
 
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a expulsão de três funcionários consulares dos Estados Unidos, acusando-os de conspiração contra seu governo. Em discurso transmitido pela televisão na noite deste domingo, Maduro declarou que os americanos, sob o disfarce de realizarem trabalho consular, se infiltraram em universidades venezuelanas para minar o governo. O presidente, porém, não identificou os funcionários.
 
A expulsão de representantes dos EUA, um tipo de medida mais cenográfica do que diplomática habitual na Venezuela desde o governo de Hugo Chávez, ocorre após o início de uma onda de protestos contra Maduro, que enfrenta as maiores manifestações desde que assumiu o poder em abril de 2013. Desde a semana passada, milhares de manifestantes foram às ruas e três pessoas morreram em confrontos.
 
O discípulo chavista classificou os manifestantes de "fascistas" que querem "acabar com a paz" e culpou o líder oposicionista Leopoldo López de orquestrar um golpe de Estado. Com prisão decretada pela Justiça, López segue foragido e reclama de perseguição política – ele afirmou que deve se entregar na próxima terça-feira, após uma nova manifestação contra o governo e em sua defesa. 
 
Maduro também afirmou neste domingo que o embaixador venezuelano para a Organização dos Estados Americanos em Washington recebeu um telefonema do Departamento de Estado dos EUA alertando que a prisão de López traria consequências internacionais negativas ao governo da Venezuela. O presidente declarou que não irá tolerar "ameaças" à soberania do país.

17 de fevereiro de 2014
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário