"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

JORNALISTA DECENTE x JORNALISTA DE ESGOTO


A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio manteve na terça-feira (21) a condenação do jornalista Luiz Carlos Azenha por danos morais contra o diretor-geral de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel. Os desembargadores reduziram a indenização imposta em primeira instância para R$ 20 mil.  O diretor da emissora acusou Azenha de uma "perseguição pessoal" em seu blog. Segundo Kamel, o jornalista escreveu 28 artigos com ofensas contra ele desde 2008.
Num dos casos descritos, Azenha reproduziu texto do blog "Cloaca News" em que afirmava que Kamel fora ator pornô na juventude, tendo participado do filme "Solar das Taras Proibidas". Os advogados do diretor da Globo provaram que o ator no filme chama-se Alex Kamel, e que o cliente nunca participara de qualquer produção do tipo.
O diretor-geral de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel
O diretor-geral de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel
 
Em primeira instância, a juíza Juliana Benevides de Barros Araújo condenou Azenha a uma indenização de R$ 30 mil. Os desembargadores reduziram o valor, mas mantiveram a condenação.
O advogado de Azenha afirmou que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário