"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO...


Brasil, 72° no Ranking de Combate à Corrupção

 No ranking mundial de combate à corrupção elaborado pela Transprência Internacional, o Brasil acaba de cair para o 72º lugar. O Brasil da Silva que, volta e meia, tem um arauto governista dizendo que a banalização do escândalo é fruto da luta incessante contra os malfeitores, está no chamado grupo de alerta, constituído por nações que não conseguem diminuir o vício que já virou cultura nacional.

Quem nasceu para ser Brasil da Silva, jamais chegará a ser uma Dinamarca, Suécia, Noruega, nem Finlândia ou Nova Zelândia. O consolo é que numa escala de 1 a 10 na listagem dos mais corruptos, o Brasil da Silva parece mais inclinado a preterir a Somália, país mais venal do mundo, e optar por ser quase uma Venezuela, pátria detentora da décima colocação. Logo, logo a gente chega lá.

Na verdade, se perguntarem ao governo o que acha disso, ele vai se dar por satisfeito de estar no 72° lugar numa lista de 177 países. E vai discursar dizendo que combate a crise, que é uma quase potência econômica e que tudo está bem quando tudo parece estar bem.

Para qeum tem vergonha na cara, no entanto, não é suficiente e não basta alegar o tal o poderio econômico, se o país não pode dar o exemplo com bom governo.

Aqui no Brasil da Silva, apesar de novas leis sobre o acesso à informação pública e uma que outra que castiga penalmente as empresas por corrupção - e não apenas os indivíduos - têm-se a clara e evidente sensação da prática de corrupção muito extensa e desavergonhadamente contínua.

Aqui há sempre um servidor público disposto a ceder a uma boa propina; sempre um mensaleiro à espreita; sempre um terceirizado de carteirinha aliada pronto para fraudar uma licitação, superfaturar uma obra, realizar um evento que não aconteceu e nem vai acontecer...

Sabe quando o Brasil vai entrar no top ten do combate à corrupção? Quando o sapo barbudo não conseguir mais virar príncipe encantado do governo Dilma HaVana.

CURANDEIRISMO

 E então Rodrigo Janot, procurador-geral da República, procurou e encontrou no audaz mensaleiro Zé Genoíno o que duas juntas médicas não encontraram: "graves problemas". Em assim sendo, com sentimento petista de coração, pediu a Joaquim Barbosa 90 dias de prisão domiciliar para o condenado que, segundo sua filha, "não vai durar na cadeia". Hoje, o presidente do Supremo Tribunal Federal deve decidir se é juiz ou curandeiro, como Janot.

PÉ NA COVA

 Subiu para coisa de 74 anos e seis meses a expectativa de vida do brasileiro. Isso é bom? É, sim senhor.. Menos para os que trabalharam toda a vida e se aposentaram. Por causa da maior expectativa de vida, o governo surrupiou 1,6% dos seus merecidos ganhos. De um lado, o brasileiro ganha um tempinho mais de vida; do outro o governo mete-lhe o pé na cova.

ATÉ QUANDO?!?

 E Guido Mantega continua deslizando na maionese. Como não manda bulhufas em coisa nenhuma, sente-se bem e cheio de razão quando mente sobre a expectativa de crescimento do PIB. Disse e não mandou dizer, com a cara larga que Deus lhe deu, que o PIB vai crescer 4% ao ano até 2022. Sabe lá o que é isso? Estamos em 2013, pô!
 
03 de dezembro de 2013
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário