"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A CARA DO PT COM O PASSAR DO TEMPO...

Com o passar do tempo aguçou-se a percepção de que o PT adquiriu as seguintes características:
 
 

1) Propensão ao hegemonismo - ou seja, controle total sobre a máquina de governo, instituições, etc. Armaram uma teia de poder difícil de ser rompida.

2) Quando no poder, o objetivo do PT é continuar governando. Apenas isso, pois o poder é a meta maior...não o governo em si .

3) Reforço exacerbado do patrimonialismo, organização política em que as relações subordinativas são determinadas por dependência econômica. Daí o inchaço do sindicalismo, a obesidade dos fundos de pensão, a superlotação na máquina do governo onde todo petista e/ou aliado quer ter sua boquinha...A troca de favores e a vassalagem é o que mantém este esquema: vide que até os reitores das universidades federais fizeram campanha para Dilma Rousseff quando ela se candidatou a primeira vez..

4) A inépcia do PT é proverbial. Os petistas aprendem a administrar...administrando. Vão aprendendo durante a permanência no cargo, e por isso os resultados: o Brasil virou um cemitério de esqueletos de obras abandonadas: estradas, represas, a transposição do Rio São Francisco...tudo a atestar que a marca da gestão petista é a incapacidade profissional daqueles que compõem seus quadros . A marca maior do PT é a visão da destruição que se espalha hoje pelo país.

5) A posse do poder a qualquer preço. Para isso vale tudo: desde dossiês de aloprados a traduções falsas de documentos , mas principalmente, os petistas garantem o poder através das tropas de assalto que dominam a internet e a mídia em geral e até instituições...
 
De posse desta máquina de informação eles conseguem destruir reputações, chantageiam pessoas , intimidam.
 
Vide o Cade, cujo presidente Vinicius Carvalho é sobrinho do ministro Gilberto Carvalho e ex-assessor do deputado Pedro Simão, o maior acusador do PSDB no caso Siemens. Mas conseguem também salvar a reputação de aliados: vide a censura ao Estadão no caso da Operação Boi Barrica que envolve o filho de José Sarney...
 
 
CONCLUSÃO: No meu entender, o que sustenta todo o "fenômeno PT" é o mito Lula. Ele é o alicerce e ao mesmo tempo a estrutura deste partido.
Lula , sabe-se bem, é um ídolo com pés de barro, e muito barro. Para vencer o PT, há que se desmontar o mito. Resta saber se a oposição, que nada mais tem a perder, consegue descalçar as luvas de pelica e atacar o adversário de frente e com soco inglês.
03 de dezembro de 2013
Mara Montezuma Assaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário