"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

EM CARTA, GENOÍNO CONDENA "ESPETÁCULO MIDIÁTICO DA CASSAÇÃO"

Em carta de renúncia, Genoino condena "espetáculo midiático da cassação".
Leia íntegra  
 
O deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) apresentou nesta terça-feira (3) carta de renúncia ao seu mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi condenado e está preso após o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal) e estava na iminência de ter a abertura do processo de cassação de seu mandato decretada pela Casa.
 
Lia abaixo a íntegra do documento:

""Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados
 
Excelentíssimos Senhores Membros da Mesa Diretora
 
Excelentíssimos Senhores Deputados
 
Dirijo-me a Vossas Excelências após mais de 25 anos dedicados à Câmara dos Deputados, e com uma história de mais de 45 anos de luta em rol da defesa intransigente do Brasil, da democracia e do povo brasileiro, para comunicar uma breve pausa nessa luta, que representa o início de uma nova batalha, dentre as tantas que assumi ao longo da vida.
 
Assim, e considerando o disposto no inciso II, do artigo 56 da Constituição Federal;
 
 
Considerando ainda a transformação midiática em espetáculo de um processo de cassação;
 
Considerando, de outro modo, que não pratiquei nenhum crime, não dei azo a quaisquer condutas, em toda minha vida pública ou privada, que tivesse o condão de atentar contra a ética e o decoro parlamentar;
 
Considerando que sou inocente;
 
Considerando, também, que a razão de ser da minha vida é a luta por sonhos e causas ao longo dos 45 anos, reitero que entre a humilhação e a ilegalidade, prefiro o risco da luta; e
 
Considerando, por derradeiro, que sempre lutei por ideias e jamais acumulei patrimônio ou riqueza.
 
Por tudo isso e ao mesmo tempo em que agradeço a confiança em mim depositada ao longo de muitos anos pelo povo do Estado de São Paulo e pelo Brasil, RENUNCIO ao mandato parlamentar e encaminho a presente missiva através do deputado José Guimarães PT/CE e do dr. Alberto Moreira Rodrigues, advogado inscrito na OAB/DF nº 12.652.
 
Atenciosamente,
José Genoino Neto – deputado federal licenciado – PT/SP


Alberto Moreira Rodrigues – OAB/DF – 12.652""

03 de dezembro de 2013
Fernanda Calgaro -  UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário