"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 22 de dezembro de 2013

COMISSÃO DA VERDADE

Acabo de ler no Diário do Poder, do CH, a pergunta:


Por que a Comissão da Verdade não apura o assassinato do Celso Daniel?

E a resposta:

 A deputada Luíza Erundina (PSB-SP), que participa da Subcomissão Memória, Verdade e Justiça da Câmara dos Deputados, explicou que a comissão foi criada para investigar e apurar os crimes políticos cometidos no período da ditadura.
Erundina explicou ainda que a investigação sugerida foge do objetivo da comissão.

Só ilustração. Não é para assustar crianças...
Só ilustração. Não mostrem para os netos. Não me responsabilizo…


E agora quem pergunta sou eu:
Já que a deputada Erundina, ex-PT atual PSB, diz que a investigação foge ao objetivo da Comissão da Verdade e que a Comissão só existe para investigar e apurar crimes políticos cometidos no período da ditadura, por que é que as palavras usadas na implantação daquela Comissão falam em procurar a Verdade desde antes da época de Jango?


E ainda: a verdade que interessa à Comissão é só aquela que dá subsidios para que os amigos dos amigos solicitem e ganhem benesses pagas com nossos impostos?

 Perguntar não ofende, né não?


22 de dezembro de 2013
anhanguera

Nenhum comentário:

Postar um comentário