"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

APESAR DOS "HOMO ERECTUS" OS "PITECANTROPUS VERGENTIS" SÃO MUITOS

Passaporte do filho de Lula: ainda existem juízes com espinha ereta e vergonha na cara
 
Decisão de anular o passaporte diplomático do filho de Lula mostra que ainda existem juízes com espinha ereta e vergonha na cara — e integrantes do Ministério Público que não se vergam a caprichos do lulopetismo


Luís Cláudio, filho caçula de Lula: pequenos privilégios de poderosos às vezes intimidam servidores públicos. Desta vez, não (Foto: Folhapress)
Luís Cláudio, filho caçula de Lula: pequenos privilégios de poderosos às vezes intimidam servidores públicos. Desta vez, não (Foto: Folhapress)

É um caso judicial pequeno, quase insignificante.
 
Não houve condenação definitiva de mensaleiros ou de outros ladravazes de dinheiros públicos.
 
Não estiveram em questão graves questões nacionacionais.
 
Não caiu o mundo, nem vai cair.
 
Mas símbolos ainda são importantes, e, simbolicamente, foi uma decisão importante.
 
Refiro-me à decisão de um juiz federal de Brasília de anular o passaporte diplomático concedido  a Luís Cláudio Lula da Silva, o mais novo dos cinco filhos do ex-presidente Lula, três dias antes do término do segundo mandato do pai.
 
A sentença mostra que ainda existem quadros na Justiça com a espinha ereta e vergonha na cara.
 
O juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, da 14ª Vara Federal em Brasília, rejeitou recurso apresentado pelo advogado de Luís Cláudio para reverter o cancelamento do passaporte, que já havia sido determinado pela Justiça em julho do ano passado.
 
O passaporte confere várias regalias a seu titular — em alguns casos, até dispensa visto de entrada em determinados países que o exigem. Segundo a regulamentação a respeito do Itamaraty, a ele fazem jus pessoas “que desempenham ou vão desempenhar missão ou atividade continuada de especial interesse do país”.
 
Também o Ministério Público Federal mostrou abrigar integrantes que não se intimidam diante de dirigentes populistas nem se amedrontam com as estripulias e caprichos do lulopetismo – uma vez que a decisão judicial atendeu a uma ação civil pública movida pelo MPF em 2012, após investigação sobre irregularidades na atribuição desses passaportes especiais, que, ilegalmente, havia sido estendida não apenas a parentes de Lula, mas também a políticos, ex-ministros e líderes religiosos.
 
Como sabemos, quando se trata de pequenos privilégios que driblam as leis, mas que decorrem de vassalagem, puxa-saquismo ou temor dos poderosos, como era o caso, há sempre a possibilidade de o servidor público fingir que não está acontecendo nada.
 
Desta vez, não. E isso é bom.

12 de novembro de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário