"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

ATÉ QUARTA, GOVERNO APROVA O MARCO CIVIL DA INTERNET, COM ARMADILHAS PARA A LIEBERDADE DE EXPRESSÃO NA WEB
 
 

Até quarta-feira, no máximo, o governo petista faz seu amestrado Congresso aprovar o instrumento que vai tentar calar e intimidar seus adversários e inimigos no mundo virtual. Já que não consegue reinar absoluta no mundo real, a máquina petralha aprovará o hediondo Marco Civil da Internet. A “constituição” deve passar na Câmara dos Deputados. O governo aproveita as denúncias de espionagem dos EUA contra o governo brasileiro, a Presidenta Dilma Rousseff e a Petrobras, para justificar a adoção urgente da polêmica legislação.
 
O governo tenta alegar o contrário, que o marco servirá para garantir a liberdade e a neutralidade na internet. A Presidenta Dilma Rousseff postou em seu twitter, semana passada, a seguinte mensagem: “Defendemos a neutralidade da internet. Respeito critérios técnicos e éticos. Sem restrições políticas, comerciais, religiosas, de qq natureza”. O papo, no entanto, pode ser conversa fiada, já que o governo nunca contrariou os interesses das operadoras de telefonia.
 
Foi escrito para ser derrubado pelo lobby das teles o artigo 9º, que trata da neutralidade da rede. A regra atribui ao responsável pela transmissão, comutação ou roteamento o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino. As empresas ficariam impedidas de bloquear, monitorar, analisar e fiscalizar o conteúdo de pacotes de dados.
 
O Marco Civil da Internet está desde 11 de setembro em regime de urgência de votação. Como se esgota o prazo para votação, antes de trancar a pauta do Congresso, o presidenta da Câmara, Henrique Eduardo Alves, promete votar tudo na quarta-feira. Depois, a intenção dos deputados é apreciar outro polêmico projeto, com ares de censura:o que cria restrições para as biografias.
 
De forma a controlar o gerenciamento de tráfego, o artigo impede ainda que tais empresas bloqueiem, monitorem, analisem ou fiscalizem o conteúdo dos pacotes de dados. 

Que língua fala a Dilma?
 
Gaiatos da internet resolveram implicar com os discursos enigmáticos da Presidenta.
 
A fala de Dilma Rousseff, em 17 de outubro, é mais uma daquelas para entrar para a História como exemplo de perfeito de novilíngua – que só ela e a turma dela entendem a tradução.
 
Por isso, o povo já pergunta: onde a Dilma aprendeu a usar a língua portuguesa de forma tão enigmática, só compreensível por seus petralhas e comparsas amestrados?

Conselhos úteis
 
A pedidos, repetimos os três conselhos úteis do famoso político e diplomata francês Charles Maurice de Talleyrand-Péricord (1754 a 1838):
 
- Não remar contra a maré.
- Não abandonar seu País, salvo corresse grande perigo pessoal.
- Salvar o que pudesse ser salvo.
 
 
Parabéns...
País do Futebol
 
Os compositores Jorge Costa Filho, Marcos Nunes e Argento Jr lançam sua canção para a Copa de 2014.
 
 
Loucos por votos
Sortudos são os hermanos argentinos, já que Cristina Kirchner não terá condições legislativas de armar sua nova eleição para continuar na Casa Rosada...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

28 de outubro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário