"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MAIS SOBRE O FIM DA HISTÓRIA

 

imagesNa Veja 2344 – 23/10/2013, foi publicada uma entrevista com o intelectual nipo-americano Francis Fukuyama, autor de O Fim da História.  onde ele sintetiza sinteticamente uma síntese (pleonasmo rebarbativo recorrente – estilo do Galvão Bueno) dos porques do Brasil estar nesta situação.
 
O artigo não está disponível na internet, porque a Veja quer é vender revistas impressas, ou que o internauta pague para obter o artigo, busquei outro caminho. Espero que os leitores apreciem.
 
A revista Época publicou uma entrevista com ele em maio de 2012, que se encontra no seguinte link:
 
 
Também o site mundorama publicou, em 2010, um alentado artigo de Paulo Roberto de Almeida e colaboradores, a respeito do controverso trabalho, que vale a pena ler. Está no link abaixo:
 
 
28 de outubro de 2013
magu
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário