"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de setembro de 2013

PIOR PARA OS FATOS


 
 
No bate-boca mostrado ao vivo e a cores entre os Ministros Marco Aurélio Mello e Luis Roberto Barroso durante a última sessão do STF sobre o processo do mensalão, este saiu-se com a seguinte afirmativa solene: "Eu cumpro o meu dever. Se a decisão for contra a opinião pública é porque este é o papel de uma Corte constitucional". 
 
Fica difícil aceitar, além da postura arrogante do Ministro Barroso, a correlação entre contrariar a opinião pública, que implora por um desfecho deste circo dos horrores no qual se transformou o julgamento e a finalidade da Corte. 
 
Embora seja esperado que a decisão de um juiz não deva ser influenciada por pressões manifestadas pela imprensa, não se entende como deva deixar ele de considerá-las, uma vez que os togados, embora, às vezes, deem a impressão de atuarem numa torre de marfim, também fazem parte da sociedade e em nome dela trabalham. 
 
Faz lembrar o grande Albert Einstein quando, em 1916, embevecido pela beleza e perfeição da sua recém-concluída teoria da Relatividade Geral, ainda, à época, sem dispor de verificação experimental, o definitivo critério que a poderia consagrar, foi indagado sobre a possibilidade dos fatos da natureza não concordarem com as conclusões teóricas. Respondeu : "pior para os fatos". 
 
14 de setembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário