"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HELIO FERNANDES

O pior crime da justiça e dos governos: precatórios. O Senado já deixa entrever e até garantir, pelo seu ínclito presidente: ‘Vamos examinar, sem pressa, o projeto que veio da Câmara’. Joaquim Barbosa continua com o processo do Fundo Aerus. O Sete de Setembro da Síria (e o resto do mundo?) pode ser no dia 9.



Amanhã é 7 de Setembro, pelo Calendário Gregoriano e pelo das ruas. O primeiro, imutável, foi implantado por causa da confusão geral. Ninguém se entendia, os países tinham suas próprias datas e comemorações. Todos aceitaram imediatamente, menos o Império Britânico.

Este levou 12 dias para aprovar. Assim, Shakespeare, que morreu num determinado dia de 1541, é citado na História com a morte 12 dias depois.

Miguel de Cervantes (glorioso criador do “Don Quixote”), morreu no mesmo dia do gênio do Império Britânico. E aparece com a data histórica correta, porque a Espanha ratificou no mesmo dia o Calendário Gregoriano.

QUE O CALENDÁRIO DAS RUAS, AMANHÃ, SEJA BREVE, BREVE, COINCIDÊNCIA COM A COMUNIDADE

Dominando as ruas, surpreendentemente, desde o já inesquecível 6 de junho, o país espera que o 7 de Setembro de amanhã tenha características, objetivos, protestos, reivindicações e manifestações como as que foram tão aplaudidas quando surgiram.

Milhões podem e devem ir às ruas (de onde o povo jamais sai, desprezado, humilhado e ignorado) exigindo pela voz e pelo povo, que sejam feitas as modificações imperiosas e importantes.

A confusão que levou ao protesto das ruas, é geral e total, perniciosa, miserável, inaceitável. E pelo descaso das chamadas autoridades, altamente PERIGOSA.

Assim, é preciso que os protestos sejam direcionados para o trivial ou o constitucional. Às vezes as duas coisas são coincidentes, ou melhor, apenas mascaram e mistificam as necessidades e os direitos de toda a população.

Que isso seja explícito e explicado com bastante clareza, firmeza, segurança, mas sem violência. Um só exemplo do comportamento altamente positivo: o “fim” da PEC 37 (retaliação que seria aprovada por unanimidade), que com medo das ruas foi votada no mesmo dia, também por unanimidade, mas lógico, vetada, deixou de existir.

REIVINDICAÇÃO IMPRESCINDÍVEL, IMEDIATA E APLAUDIDA

A Reforma Política está no alto e no alvo de todas as mudanças, mas como deixaram passar mais de 30 anos, e o próprio Congresso é que terá que fazer modificações, ficará um pouco (podem exigir o mais VELOZ possível) mais difícil. É preciso insistir e pressionar cada vez mais duramente.

Mas quatro pontos que devem representar PRIORIDADE total, podem ser mudados em um dia ou dois, por simples emenda constitucional, eficiente e urgente.

1 – Fim do voto OBRIGATÓRIO, execrável.

2 – Liquidação imediata do voto PROPORCIONAL, pelo qual o cidadão-contribuinte-eleitor sai de casa para votar em Pedro, elege uma porção de “Joãos”, como Garrincha denominava as vítimas de sua genialidade.

3 – Acabar com o suplente, na Câmara e no Senado, isso não leva nem um dia. (O ladrão Donadon está preso, não foi cassado, assumiu logo alguém que nem foi votado nem eleito, teve mais ou menos 8 mil votos).

4 – Implantação imediata do VOTO DISTRITAL, repressão ao VOTO DE LISTA, excrescência. Se já existisse o Distrital, muita coisa não teria acontecido. Voto Distrital é sinônimo de TRANSPARÊNCIA.

(Dona Dilma tentará capitalizar a dor, o clamor e o fervor do povo nas ruas, sem sucesso. Seu comportamento é típico e característico de gabinete, não conhece as ruas, nem nominalmente).

É PRECISO MARCAR VITÓRIA AMANHÃ

É lógico, claro e evidente que esses 4 pontos não são os únicos na pauta de exigências. Mas que avanço. E mais: o Congresso ATENDERÁ com toda a pressa possível, o que mostrará ao país que modificações inadiáveis são possíveis, parlamentares não poderão se manter impassíveis.

Em suma: exijam, sejam claros e imperiosos, nessas imprescindíveis exigências. Mas não esqueçam que o sofrimento, o descaso, o desprezo e o desrespeito com o povo são CONSEQUÊNCIA do desinteresse dos governos.

Aqui basta uma lembrança, lamentável, que exige protesto, punição e reviravolta de comportamento. Falamos do miserável “tratamento” que é dado pelos concessionários de transportes, diariamente, ao povo do Brasil inteiro.

Cobram caro, usam velharias (ônibus, trens, metrôs) não cumprem horário, submetem a população a vexames de toda ordem.

E quando um desses veículos para, o que acontece todo dia, o povão fica chorando no chão, sem saber o que fazer.

PS – Cadeia imediata para esses c-o-n-c-e-s-s-i-o-n-á-r-i-o-s. Liberdade para eles? Só quando o povão não precisar desperdiçar diariamente 3 horas para ir trabalhar e voltar para casa.

PS2 – Esses “concessionários” deveriam ser obrigados a usar diariamente o mesmo “transporte” que sonegam a quem paga.

PS3 – Podem comprar quantos carros quiserem, que ficarão nas garagens. Terão que sofrer com o povão que exploram e enriquecem com essa exploração.

O DIA 9 DA SÍRIA

Por enquanto, todos esperam. A Rússia garante: “Posso até apoiar os EUA, se eles tiverem provas do uso de armas químicas”. Novamente seus torpedeiros em alto mar, perto de tudo. Não vai usá-los.
A China, mais comedida e longe de ser atingida, dá apenas nota oficial: “A guerra da Síria pode afetar a economia global”.

A França informa que está totalmente apoiando a guerra da Síria, firme com os EUA, “não recuaremos”.

A Síria, no momento no centro de tudo, tenta mostrar que é potência, bem longe da impotência que acreditam. Fala sempre pelo próprio Bashar Al Assad: “Podemos até provocar a Terceira Guerra Mundial, não hesitaremos, não recuaremos nem nos entregaremos”.

Mas logo depois, ele mesmo pede à ONU que “comande negociações político-diplomática, ainda há tempo”.

E OBAMA, ONDE ESTÁ E E QUEM ESTÁ COM ELE?

Já recuou tudo o que não previa, podia ou pretendia. Sua vontade (proclamada publicamente) era ter atacado sexta passada. Chegamos a outra sexta-feira, o mistério, a decisão ou incógnita permanecem. Retumbou: “Minha palavra é definitiva”. Ele mesmo disse e desdisse, resolveu “esperar” o Congresso.

Na Câmara são 435 votos, maioria Republicana, apenas um representante não pertence a Democratas ou Republicanos, não precisa de partido. (Também era assim no Brasil até 1934).

O presidente da Câmara, Republicano, apoia Obama, 150 estão silenciosos. No Senado, de maioria (precária) Democrata, autorização para o ataque.

Sobre a posição da “opinião pública”, pesquisas para todos os gostos, vantagens e desvantagens à vontade do “cliente”.

De qualquer maneira, Obama atacará. Continua insistindo: “Nada igual ou parecido com Iraque e Afeganistão”. Duas guerras que começaram quando ele nem pensava ou acreditava que pudesse ser presidente.

ESQUECERAM DE EINSTEIN

Seria bom lembrar as palavras e análises do gênio da Relatividade: “Se houver a Terceira Guerra Mundial, a quarta será travada com paus e pedras, é o que sobrará”.

O MAIS VERGONHOSO  É O PRECATÓRIO 

Você tem toda razão, Lourenço Moreira Lima, de assinalar que, comentando a barbaridade do país ter 92 MILHÕES  de processos, com mais de 75 MILHÕES sem decisão, não ter falado no ainda mais vergonhoso e criminoso, que é esse chamado precatório.

Por que é mais grave ainda? É que essa palavra enquadra processos tidos e havidos como consumados, retirando-os da lista dos não resolvidos. Só que inacreditavelmente entram na relação que os governos federais, estaduais e municipais NÃO PAGAM ou levam anos para AMORTIZAR. Crime em cima de crime.

Obrigado, Lourenço, agora sou eu que pergunto, por uma questão sentimental, de coração e admiração: o teu Moreira Lima tem ligação ou parentesco com o grande brigadeiro Moreira Lima?

JOAQUIM BARBOSA AINDA NÃO DEVOLVEU O PROCESSO DO AERUS

Luiz Marques, excelente a tua informação: o presidente do Supremo ainda não devolveu o processo do Fundo Aerus. O Carlos Newton já reformou, informou e retificou, a mim cabe apenas ratificar. Eram dois processo, ele devolveu um ficou com o outro, nem se incomoda ou “sofre” com o fato de centenas de milhares, ou de milhões, terem que esperar a vida inteira.

Como eu disse, sem salário, sem aposentadoria, perderam parte da vida pela mistificação do que chamam de justiça. Agora se transformaram em idosos, esperavam viver do que recolheram mensalmente por mais de 30 anos, são impiedosamente desprezados pelos poderosos, que não ligam para o direito dos outros.

Obrigado, Luiz Marques, pela tua lembrança, podemos exigir do presidente do Supremo: JOAQUIM BARBOSA, DEVOLVA O PROCESSO DO AERUS.

06 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário