"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

CRISE NA COLÔMBIA COM SOLTURA DE EX-GUERRILHEIRO DA FARC



O acordo de paz com os guerrilheiros vem sendo duramente questionado pelo Executivo e por parte dos integrantes do partido de direita Centro Democrático.

O acordo entre o governo da Colômbia e a ex-guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), em 2016, deu origem a um controverso órgão chamado “Tribunal Especial para a Paz (JEP)”.

Nesta quarta-feira (15), este Tribunal decidiu não extraditar o líder guerrilheiro Jesús Santrich para os Estados Unidos.

Em vez da extradição, Santrich será liberado. Ele responde na Justiça por continuar no tráfico de drogas mesmo após ter aceitado os termos do pacto de paz.

A decisão gerou a “renúncia irrevogável” do procurador-geral da Colômbia, Néstor Humberto Martínez.

“Minha consciência e minha devoção pelo Estado de direito me impedem [de liberar Santrich], por isso apresento renúncia irrevogável de meu cargo de procurador-geral da nação”, afirmou Martínez em uma declaração em Bogotá, informa a Gazeta do Povo.

A liberação de Santrich pode tornar a relação entre o tribunal e o governo colombiano ainda mais tensa.


16 de maio de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário