"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de abril de 2019

STF TRAZ DE VOLTA O FANTASMA DA CENSURA PARA O COTIDIANO DO BRASILEIRO



As movimentações recentes do STF mostram que o inquérito aberto por Toffoli para apurar ataques à Corte vê a censura com bons olhos.

A determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que sites retirem do ar uma reportagem sobre o presidente da Corte, Dias Toffoli, é alarmante e coloca o Brasil em contato com a censura depois de algumas décadas livres desta mazela.

“Estamos diante da situação mais grave dos últimos tempos”, frisou a jurista Janaina Paschoal, nesta terça-feira (16), em publicação no Twitter.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comparou o inquérito do STF a um novo Ato Institucional Número Cinco (AI-5):

“Toffoli e Alexandre de Moraes fabricaram para si um AI-5: falou mal deles, dançou! Não é possível que, em plena democracia, dois juízes se comportem assim, aterrorizando a cidadania, transformados suas togas negras em capuzes de carrascos da sociedade!”

E, através da rede social Twitter, acrescentou:

“Ninguém escapa do AI-5 do Supremo: jornalistas, ativistas e até generais! Já já chegarão aqui no Senado, porque o coro de insatisfeitos só aumenta. Precisamos dar um basta nos desmandos desta fração que sequer representa a maioria do STF, mas que se acha a própria encarnação do poder.”


16 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário