"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de abril de 2019

MORAES NEGA DETERMINAÇÃO DE DODGE PARA ARQUIVAR INQUÉRITO NO STF

De acordo com despacho do ministro, pedido da PGR é "genérico" e "não se configura constitucional"



Embate entre STF e PGR: ministro negou atender solicitação da procuradora-geral da República (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

São Paulo — O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta terça-feira (16) não arquivar a investigação contra notícias falsas relacionadas a ministros da corte.

A determinação do magistrado contraria a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que, mais cedo, havia informado o arquivamento da investigação.

“Indefiro integralmente o pedido da Procuradoria Geral da República”, decretou o ministro.

Em despacho de quatro páginas, Moraes diz que não há respaldo legal para a atitude da PGR e classificou seu pedido como “genérico”.

“Na presente hipótese, não se configura constitucional e legalmente lícito o pedido genérico de arquivamento da Procuradoria Geral da República, sob o argumento da titularidade da ação penal pública impedir qualquer investigação que não seja requisitada pelo Ministério Público”, escreveu.
View this document on Scribd

Em sua decisão, Moraes defende que o objetivo do inquérito é claro e específico, “consistente na investigação de notícias fraudulentas (fake news), falsas comunicações de crimes, denunciações caluniosas, ameaças e demais infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi ou injuriandi, que atinjam a honorabilidade institucional do Supremo Tribunal Federal e de seus
membros”.

Nesta terça-feira (16), Moraes ordenou buscas em dez endereços de alvos do inquérito que apura supostas fake news contra seus colegas da Corte. O ministro autorizou que os policiais apreendessem “computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, bem como quaisquer outros materiais relacionados à disseminação de mensagens ofensivas e ameaçadoras”.

*Mais informações em instantes.


16 de abril de 2019
Clara Cerioni
Revista Exame

Um comentário:

  1. Sempre Mais do MESMO17 de abril de 2019 às 04:23

    Essa atitude era mais do que previsível.

    Tudo se deve a HIERARQUIA e quem manda mais FAZ AQUILO QUE QUER e diz que é o certo.

    Temos a velha discussão filosófica:

    A JUSTIÇA É A VONTADE do MAIS FORTE???

    Rousseau solucionou no problema melhor do que Hobbes, pois deu-lhe uma solução teórica e pretensamente racional, ao contrário de Hobbes que justificava-se com utilitarismo, Rousseau não justificou nada, mas deu a receita para uma justificativa TEÓRICA mais elaborada do que um apelo utilitarista:

    "O MAIS FORTE NÃO SERÁ SEMPRE O MAIS FORTE SE NÃO FIZER DE SUA FORÇA UM DIREITO E DA OBEDIÊNCIA UM DEVER"

    Pronto! ...é direito do juiz "interpretar" como quiser as leis, não pode ser questionado por sua "interpretação", pois seria violar o seu direito.

    Então o carequinha "interpreta" a constituição e as leis COMO BEM QUISER e ninguém pode se opor.

    Como o juiz manda mais do que um procurador, que apenas pode fazer SOLICITAÇÕES aos juizes, então a questão esta legalmente resolvida.

    OBEDEÇA-SE AO CAREQUINHA e pronto! ...Não há previsão legal que o obrigue a aceitar o que diz um reles PGR ante um SUPREMO JUIZ.
    Um apelo a outro supremo juiz cria um impasse, que leva a uma apreciação dos SUPREMOS para que vença a maioria democrática.

    Pronto! ...a maioria diz o que é verdade e o que não é o que diz a lei e o que não diz e estamos conversados.
    Se a maioria dos SUPREMOS decidirem que os cavalos voam e que os pássaros nadam, então essa é a verdade porque a maioria dos supremos assim estabeleceu a verdade.

    ...A única altenativa é o Senado fazer o impeachment de um ou dois, no máximo, para assim se cacifar chantageando os SUPREMOS forçando-os a uma cooperação submissa aos bandidos políticos. Caso contrário serão derrubados.

    PQP!!! ...que bela democracia: supremos decidem segundo seus interesses o que É e NÃO É verdade ou a lei. Senadores corruptos até o talo são os únicos que podem barra-los, aí exibem seu Poder e passam a chantagear os canalhas SUPREMOS.

    Coisa linda mesmo!!!! ...rsrs

    ResponderExcluir