"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de abril de 2019

MARCO AURÉLIO APONTA CENSURA EM DECISÃO DE ALEXANDRE DE MORAES


Para Marco Aurélio, o episódio marca um “retrocesso em termos democráticos”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, disse nesta terça-feira (16) que houve censura na decisão do colega Alexandre de Moraes de determinar à revista digital Crusoé e ao site O Antagonistaa remoção de reportagem sobre o ministro Dias Toffoli.

Em conversa com o Estadão, Marco Aurélio afirmou:

“Isso, pra mim, é inconcebível. Prevalece a liberdade de expressão, para mim é censura.”

E acrescentou:

“Eu não vi nada de mais no que foi publicado com base em uma delação. O homem público é, acima de tudo, um livro aberto. [A remoção de conteúdo] É um retrocesso em termos democráticos.”

Indagado se o plenário do Supremo poderia derrubar a decisão de Moraes, Marco Aurélio disse:

“Não sei, cada qual tem a sua concepção sobre o Estado democrático de direito. A minha é sólida e sempre procedi assim.”


16 de ab ril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário