"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de março de 2019

STF SUSPENDE ACORDO FIRMADO ENTRE A LAVA JATO E OS EUA



Supremo suspendeu criação de fundo anticorrupção com os R$ 2,5 bilhões depositados pela Petrobras em cumprimento ao acordo firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu nesta sexta-feira (15) todos os efeitos do acordo celebrado pela força-tarefa da Lava Jato de Curitiba e que previa a criação de uma fundação com os bilhões recuperados da Petrobras.

A estatal brasileira depositou exatamente R$ 2.567.756.592,00 em conta vinculada à 13ª Vara Federal de Curitiba, em cumprimento ao acordo feito com os procuradores da Operação Lava Jato.

O magistrado da Corte máxima ainda determinou o bloqueio de todos os valores e submeteu qualquer movimentação desse dinheiro à “expressa decisão do Supremo Tribunal Federal”, informa a Folha.

Ministros do STF já haviam demonstrado críticas ao acordo, como foi o caso de Marco Aurélio Mello. Em entrevista na semana passada, como noticiou o RENOVA, o magistrado afirmou:


“A mesclagem do público com o privado não interessa ao Estado, não interessa à sociedade. É pernicioso fazendo surgir ‘super órgãos’, inviabilizando o controle fiscal financeiro. É a perda de parâmetros, é o descontrole, é a bagunça administrativa. É a Babel.”


15 de março de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário