"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de junho de 2018

PT PEDE QUE LULA DÊ ENTREVISTAS E A CANDIDATURA SERÁ MANTIDA MESMO SEM REGISTRO


Imagem relacionada
Charge do Paixão (Gazeta do Povo)
O PT recorreu à Justiça Federal em Curitiba para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato, dê entrevistas e faça pronunciamentos como candidato a presidente da República mesmo preso. Além disso, a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta sexta-feira, 8, que Lula será candidato ainda que a Justiça Eleitoral negue o registro de sua candidatura.
“Lula está com seus direitos políticos em exercício. Ele tem direito a falar, a se manifestar”, disse Gleisi, ao justificar o pedido feito à Vara de Execuções Penais da Justiça Federal. A presidente da legenda concedeu uma entrevista coletiva em Contagem (MG), onde o partido promove nesta sexta-feira um ato de “lançamento oficial” da pré-candidatura de Lula ao Planalto.
SEM PLANO B – Mesmo se a Justiça negar a possibilidade, disse Gleisi, a campanha continuará. “Vamos fazer campanha independentemente das falas do presidente, ele vai escrever e todas as lideranças vão falar por ele.”
A senadora disse que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não poderia negar o registro de Lula, mesmo com o petista condenado em segunda instância e podendo ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. “Enquanto tem recursos fundamentados nas instâncias superiores, teria que ser feita a candidatura. Nós poderíamos definir inclusive que ele faça a disputa sem o registro”, disse.
Na tese de Gleisi, Lula poderia ir para a urna, ser eleito e diplomado enquanto seus recursos não são julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O PT, afirmou a presidente, está formulando um parecer levantando casos de outros políticos que tiveram suas situações jurídicas revertidas após a eleição e tomaram posse.
COLIGAÇÃO – Negando qualquer alternativa à candidatura de Lula, Gleisi diz que o PT conversa com outros partidos do campo da esquerda e que a articulação pode levar a uma composição eleitoral. Mesmo não admitindo que Lula pode não ser candidato, a dirigente afirmou que, “em qualquer circunstância”, a palavra final sobre a movimentação do PT será dada pelo ex-presidente.
Perguntada sobre uma aliança com o PSB em Minas Gerais, Gleisi Hoffmann disse que o PT conversa com a legenda e que as alianças locais vão ser definidas em razão de uma aliança nacional.
O governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou presença no evento de lançamento da candidatura de Lula. De acordo com a senadora, mesmo com a proximidade entre Santana e Ciro Gomes, o governador garantiu o apoio ao ex-presidente Lula.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 –  Gleisi Hoffmann é de uma ignorância extraordinária. Suas declarações chegam a ser constrangedoras. Ainda não entendeu que Lula está com os direitos políticos suspensos pela Lei da Ficha Limpa(C.N.)


09 de junho de 2018
Daniel Weterman e Jonathas Cotrim
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário