"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

APÓS CÚPULA COM KIM, TRUMP SUSPENDE EXERCÍCIOS MILITARES COM COREIA DO SUL

Resultado de imagem para trump e kim
O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira que suspenderá os exercícios militares dos Estados Unidos na Península Coreana, e que espera que o ditador Kim Jong-un caminhe “muito rapidamente” para desmantelar o arsenal nuclear da Coreia do Norte, como prometido na declaração conjunta assinada pouco antes pelos dois dirigentes.
Para analistas, a suspensão dos exercícios é uma grande concessão americana, embora Trump tenha afirmado que os Estados Unidos não “cederam nada” por enquanto. Os EUA mantêm tropas na Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia, que sedimentou a divisão da península, em 1953. Atualmente, são cerca de 28 mil soldados, e a realização de exercícios conjuntos com as forças sul-coreanas tem sido historicamente acompanhada de protestos norte-coreanos.
SANÇÕES EM VIGOR – Em entrevista coletiva ao fim da primeira cúpula entre um presidente americano e um dirigente norte-coreano, Trump disse que as sanções econômicas contra a Coreia do Norte continuarão em vigor por enquanto. Ao anunciar a suspensão do que chamou de “jogos de guerra”, Trump disse que eles são muito caros e “provocativos”.
O texto completo do comunicado conjunto assinado por Trump e Kim não foi divulgado, mas trechos puderam ser lidos em uma foto em que o presidente americano segura o documento. Nele, Trump se comprometeu a dar “garantias de segurança” à Coreia do Norte, enquanto Kim “reafirmou seu compromisso firme e inabalável com a desnuclearização completa da Península Coreana”.
“Tivemos um encontro histórico e decidimos deixar o passado para trás. O mundo verá uma grande mudança” — disse Kim na assinatura da declaração conjunta. “Vamos cuidar de um problema muito grande e muito perigoso para o mundo” — afirmou Trump.
SEM DETALHES – Não foram dados detalhes sobre o cronograma das negociações abertas pelos dois líderes. Do lado americano, elas serão conduzidas pelo secretário de Estado, Mike Pompeo. Trump disse na entrevista coletiva que já haverá um novo encontro entre os negociadores na próxima semana.
Na declaração conjunta, Trump e Kim também prometeram “unir esforços para construir um regime de paz duradouro e estável” na Península Coreana, numa referência a um possível acordo de paz para pôr fim formalmente à Guerra da Coreia, que foi encerrada com uma trégua, vigente até hoje.
Trump disse na coletiva que não iria voltar atrás na sua descrição de Kim. “Bem, ele é muito talentoso. Qualquer um que assuma uma situação aos 26 anos, como ele fez, e é capaz de administrá-la, e administrá-las com firmeza… Não digo que ele seja agradável”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Importantíssima a aproximação entre Estados Unidos e a Coreia do Norte. Por enquanto, é claro, são apenas promessas. No encontro da próxima semana, talvez tenhamos algo de mais sólido. O mundo inteiro está torcendo pelo sucesso desta empreitada. (C.N.)


13 de junho de 2018
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário