"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

CÚPULA DAS FORÇAS ARMADAS QUER "REFORÇAR" POSIÇÃO CONTRA GUINADA NO SUPREMO

ORG XMIT: 121001_1.tif Estátua da Justiça cercada com grades, durante sessão do STF que julga o relatório do ministro Ayres Britto sobre o processo da demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Brasília (DF). (Brasília (DF). 27.08.2008. 10h50. Foto de Lula Marques/Folhapress)
Eis a questão: A Justiça precisa de proteção militar?
Fraco politicamente e entrincheirado contra o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria-Geral da República, o presidente Michel Temer silenciou sobre a mais desafiadora mensagem já emitida pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas. 

Dois ministros do Supremo, em privado, relativizaram o tiro de alerta disparado pelo general contra a corte. 
Integrantes da cúpula das Forças Armadas reconheceram que a fala tinha a missão de “reforçar” posição contrária à revisão da prisão em segunda instância, mas negaram se tratar de chantagem.
Apesar das tentativas de minimizar o episódio, a fala de Villas Bôas elevou a crise em diversos graus e ampliou sobremaneira a pressão sobre o Supremo.
VERÃO PASSADO – Um integrante do STF fez questão de lembrar que foi a corte quem concedeu anistia aos militares e que, por isso, não há motivo para enxergar um gesto de intimidação ao tribunal.
Mas o ministro da Justiça do governo Lula, Tarso Genro (PT), diz que o comandante do Exército falou para a tropa. “É o início de uma tutela militar sobre o processo político. O resultado é imponderável. A besta do fascismo ficará mais excitada.”
E os seguidos apelos por serenidade reacenderam críticas à presidente do STF, Cármen Lúcia. No universo jurídico, a avaliação é a de que ela não baixou a temperatura das ruas e vai arcar com a consequência de ter levado a “praça para dentro do tribunal”.
A DEUS PERTENCE – Um ministro que é a favor da prisão em segundo grau diz que o jogo desta quarta-feira  (4), quando começa o julgamento do caso de Lula, já está jogado. Para ele, pressões das duas alas da corte não levariam a mudanças de última hora. Em 2016, Rosa Weber foi contra a antecipação da pena.
Servidores, estudantes e profissionais liberais de Brasília receberam mensagens de WhatsApp com estímulos a vestir verde e amarelo nesta quarta-feira para, após o expediente, engrossar atos contra Lula.

04 de abril de 2018
Daniela LimaFolha (Painel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário